Ataque químico na Síria foi encenado, diz general russo

(dr) Maysun

Em coletiva de imprensa, o general do Estado-maior russo, Viktor Poznikhir, acusou a oposição de ter encenado o ataque com armas químicas contra Douma.

O general russo Viktor Poznikhir afirmou nesta quarta-feira (12) que a situação em Ghouta Oriental, último grande base rebelde na Síria, “está completamente estabilizada” e acusou a oposição de ter encenado o suposto ataque com armas químicas contra Douma.

“As forças armadas russas concluem sua operação humanitária maciça em conjunto com as forças governamentais sírias” na região, disse o general do Estado-Maior russo em coletiva de imprensa.

Poznikhir disse que os últimos combatentes rebeldes “estão neste momento saindo de Douma” e “não houve nenhum disparo ou confronto nos últimos cinco dias” em toda a região de Ghouta, nos arredores de Damasco.

No total, 41.213 pessoas, incluindo 3.354 rebeldes e 8.642 familiares de rebeldes, deixaram Douma com a ajuda das forças russas, afirmou.

Nesta fase, afirmou, a partir desta quinta-feira (13), a Rússia vai fornecer suas unidades de polícia militar para Douma a fim de garantir a segurança da cidade. “Uma unidade da polícia militar russa será destacada a partir de quinta para garantir a segurança, manter a ordem e organizar a assistência aos habitantes de Douma”, disse.

O general disse, por outro lado, que o ataque químico contra Douma, que a oposição e países ocidentais atribuíram às forças do regime, foi “encenado para as câmeras” pelos “capacetes brancos”, organização de voluntários que resgata vítimas das zonas controladas pelos rebeldes.

“Operando exclusivamente nas fileiras dos terroristas, os capacetes brancos encenaram mais uma vez para as câmeras um ataque químico contra civis na cidade de Douma”, disse o general. Segundo Poznikhir, oficiais russos recolheram amostras em Douma nas quais não foi detectado qualquer vestígio de um ataque químico.

Além disso, afirmou, médicos de um hospital local disseram aos comandantes russos que não trataram nenhuma vítima do suposto ataque e residentes de Douma disseram não ter tido conhecimento de qualquer funeral de vítimas de um ataque químico.

O general insistiu que as alegações contra as forças sírias são “falsas” e repetiu a disposição da Rússia para garantir a segurança de peritos independentes que se deslocam à região para investigar o ataque.

Khuder Al-Issa / Unicef

Menino sírio

500 pessoas com sintomas de exposição a ataque químico em Douma

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), citada pela TSF, 500 pessoas apresentaram sintomas consistentes com a exposição a ataques químicos.

A OMS condenou o suposto ataque químico do regime de Assad e pediu acesso imediato a Douma para dar assistência às vítimas. O regime sírio é acusado de ter usado armas químicas em ataques no sábado (7) na cidade de Douma, arredores de Damasco.

No entanto, o regime de Assad continua a negar o uso de qualquer arma química. A OMS citou relatórios que confirmam a morte de, pelo menos, 70 pessoas devido à exposição a elementos químicos.

À BBC, Peter Salama, da Organização Mundial de Saúde, exigiu “com caráter imediato o acesso irrestrito aos afetados, de forma a avaliar os impactos na saúde e fornecer uma resposta abrangente de saúde pública”.

Casa Branca desmente iminência de ataque: “Há outras opções”

Depois de na terça-feira (10) Donald Trump ter ameaçado a Rússia dizendo que os mísseis “suaves, novos e inteligentes” estavam chegando à Síria, o presidente dos EUA veio agora afirmar que tem “outras opções” em cima da mesa.

Assim, a Casa Branca desmente a iminência de um ataque, que levou até a Rússia a dizer que está pronta para abater qualquer míssil dos Estados unidos que tenha como destino o território sírio.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, assegurou que os mísseis “não são a única opção. Há outras sobre a mesa”.

Sanders assegurou ainda que o presidente não estabeleceu uma “janela de tempo” concreta e destacou que, durante a manhã, Trump se reuniu com os seus conselheiros de segurança para estudar todas as “possibilidades”.

Tropas sírias controlam a cidade de Douma

O ministério da Defesa da Rússia anunciou que o exército sírio tomou o controle total de Douma, a maior cidade de Ghouta Oriental e última fortaleza dos rebeldes na periferia de Damasco.

Em comunicado, o ministério da Defesa destaca que “a partir de hoje vão estar na cidade unidades da polícia militar das Forças Armadas da Rússia”. Na nota, é também referido que a polícia militar russa “garante a preservação da ordem pública na cidade” da Síria.

Os “últimos rebeldes” da cidade de Douma, último reduto nos arredores de Damasco, entregaram as armas e o líder do grupo Jaich al-Islam abandonou a região, se dirigindo para o norte do país, indica uma organização não-governamental.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …