Elon Musk tem um irmão; quase tão genial quanto ele

Os carros elétricos e as “investidas espaciais” de Elon Musk, o famoso multimilionário nascido na África do Sul e fundador da Tesla e da SpaceX, o tornaram conhecido em todo o mundo. Mas seu irmão mais novo não quer ficar para trás.

Kimbal Musk é muito menos conhecido que Elon, mas ambição é algo que não lhe falta. O empresário filantrópico de 45 anos – apenas um a menos que Elon – tem se proposto a revolucionar o modo de comer dos americanos, usando, claro, a tecnologia.

Há quem já o chame “o pai do movimento da comida de verdade”, com o lema: “a comida é a nova internet”.

Kimbal, que vive no Colorado, nos EUA, é dono de alguns restaurantes nos Estados Unidos, como o Kitchen Next Door, onde são servidos pratos com alimentos produzidos de forma sustentável, com compostagem, energia eólica ou embalagens ecológicas, de acordo com a BBC.

Talvez não seja surpreendente, tendo em conta que os Musk têm uma mãe nutricionista e modelo e um pai engenheiro, que o mais novo dos irmãos tenha escolhido se dedicar a introduzir a tecnologia no setor de alimentação.

Durante a conferência internacional Food Tank Summit em setembro do ano passado, em Nova York, Kimbal ressaltou: “a comida é uma das últimas fronteiras que a tecnologia ainda não abordou. Se fizermos as coisas bem feitas, haverá comida para todos”.

Kimbal Musk estudou no Instituto Culinário Francês de Nova York e fundou o Big Green, uma organização sem fins lucrativos dedicada à criação de “jardins de aprendizagem”, que são espaços para ensinar os benefícios da comida nutritiva nas escolas. O projeto espera chegar a 1 milhão de alunos em 2020.

Um de seus projetos mais ambiciosos e curiosos é o Square Roots, uma incubadora de hortas urbanas verticais com a qual pretende criar “sabores reais”. Com essa companhia, fundada em 2016, Kimbal quer estimular empreendedores a criarem startups que usem a tecnologia para produzir alimentos nas cidades de forma ecológica.

O sistema consiste em usar recipientes com água reciclada e agricultura hidropônica – ou seja, cultivar plantas em soluções minerais em vez de em solo agrícola – para produzir alimentos para consumo local.

Durante uma sessão de perguntas e respostas promovida pelo Reddit, Kimbal garantiu que “os jardins verticais são o futuro da agricultura e asseguram que os alimentos locais continuam crescendo”.

Kimbal Musk também revelou que a comida o encanta desde criança e que perseguir sua paixão foi muito positivo: “Foi a melhor decisão da minha vida“.

“Temos comida abundante. Precisamos de comida real que nos alimente de verdade, e isso requer mudanças enormes no modo como usamos a terra. Estamos usando abordagens tecnológicas muito interessantes”.

Tecnologia

Segundo o empresário, na conferência Food for Tomorrow, organizada pelo New York Times no ano passado, apenas 1% da comida no mundo foi produzida de forma artificial, com luzes LED em vez dos cultivos tradicionais.

Mas esse número poderia crescer se a quantidade de hortas urbanas aumentasse. “Passamos milhares de anos aplicando tecnologia na agricultura. Mas é agora que a tecnologia moderna funciona para criar comida real”, disse Musk no Twitter.

Já o irmão, Elon Musk, além de fundar a Tesla, empresa de carros elétricos, armazenamento de energia e fabricação de painéis solares, criou o PayPal e outras empresas bem-sucedidas.

Algumas são a Boring Company, através da qual planeja conquistar o subsolo, e a SpaceX, virada para exploração aeroespacial.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …