Em apoio a Lula, acampamento e ato ecumênico marcam 1º dia de mobilizações em Curitiba

Movimentos populares, estudantes, sindicalistas e trabalhadores rurais ocuparam as ruas de Curitiba e deram continuidade à Jornada de Lutas pela Democracia com uma série de manifestações nesta terça-feira (9), véspera do depoimento do ex-presidente Lula (PT) ao juiz federal de primeira instância Sérgio Moro.

O primeiro ato político aconteceu às 6h30 da manhã, quando cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais sem-terra do interior do Paraná se reuniram na rodovia BR-277, no sentido Curitiba-Campo Largo.

Naquele local, há 17 anos, a Polícia Militar assassinou o agricultor Antônio Tavares Pereira e feriu uma dezena de pessoas. Além de homenagear Tavares Pereira, os trabalhadores denunciaram a criminalização e arbitrariedade do Estado contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Melhor relação possível

Cerca de vinte ônibus, de diferentes municípios, foram revistados pela polícia após a manifestação e se dirigiram ao acampamento montado na noite anterior no viaduto Capanema, entre a rodoferroviária e o estádio do Paraná Clube.

“Nossa relação com o setor de segurança pública do município é a melhor possível”, disse o ex-ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que participa da organização do acampamento. “Nós viemos em uma missão de paz, e está tudo certo para ficarmos acampados até quinta-feira [11] ao meio-dia”, acrescentou.

Durante a manhã desta terça, os trabalhadores rurais montaram suas barracas, descansaram e passaram a organizar as atividades da Jornada.

Aos 68 anos, Madalena Paim saiu de Quedas do Iguaçu (PR) e encarou nove horas de viagem de ônibus para estar em Curitiba no dia do depoimento do ex-presidente Lula: “É muito importante marcar presença, estar com o povo, ver a luta de perto”.

Vizinha de Madalena no acampamento Dom Tomás Balduíno, Degelira dos Santos gostaria que o depoimento fosse transmitido ao vivo. “A gente queria assistir pelo telão para ficar sabendo direito das coisas, e não só ver na TV depois e acreditar no que eles falam”, disse.

A defesa de Lula solicitou a gravação e transmissão na íntegra do encontro com Sérgio Moro, para evitar problemas na edição das respostas, mas o pedido foi negado pela Justiça.

Três mil acampados

Às 16h30, os cerca de três mil acampados assistiram à conferência “Em defesa da Constituição Federal e da Democracia: os desafios da classe trabalhadora”. O coordenador nacional do MST João Pedro Stedile abriu o evento com uma crítica contundente ao trabalho dos maiores veículos de comunicação do país.

“A Globo se transformou no principal partido da burguesia brasileira”, alegou após uma análise de conjuntura.

Stedile também questionou a seletividade das denúncias de corrupção no Brasil: “Corrupção foi a operação Zelotes, que desviou bilhões de dívidas de impostos e ainda não cobraram. Corrupção é o que o banco Bradesco e o banco Itaú fazem todos os dias. Corrupção também é aquilo que o Aécio [Neves] recebeu, o [José] Serra recebeu. Então, vamos falar de todas as corrupções, e não só das que interessam a eles”.

Culto ecumênico

Quando o sol se pôs, os trabalhadores rurais acampados prepararam o jantar e caminharam até a praça Tiradentes, na região central de Curitiba, para uma vigília inter-religiosa.

Participaram do ato mais de dez religiões diferentes, todas contra a reforma trabalhista e em solidariedade ao ex-presidente Lula contra os abusos cometidos pela força-tarefa da Operação Lava Jato.

Dom Naudal Alves Gomes, Bispo Diocesano da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, explicou como as lutas populares contribuem para a aproximação de diferentes religiões em torno de uma causa comum.

Segundo ele, toda pessoa com fé, que se diz seguidora de Deus, deve buscar “a vida, a dignidade, a justiça e o direito para que as pessoas tenham todas, sem exceção, vida plena”.

Após o ato ecumênico, juristas paranaenses subiram ao palco e promoveram uma aula pública intitulada “Desvendando a Lava Jato”. Entre os presentes, estava o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

O senador Lindbergh Farias (PT) também acompanhou a programação na praça Tiradentes e elogiou a postura dos manifestantes.

É um movimento muito bonito, pacífico, em solidariedade ao ex-presidente Lula. E amanhã vai ser um dia decisivo. […] Eu estou otimista. Tentaram passar a ideia de confusão, conflito, mas a manifestação é pacífica”, enfatizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …