Educar é muito mais do que ensinar, efetivamente. Educar é acolher as pessoas com amor, compreensão e generosidade. E é exatamente isso que esta professora fez em Aracaju: ela dá aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria. Foi lá que ela conheceu o João Mateus, de 5 anos.
João tem paralisia cerebral e o sonho de sua mãe, Itamara Santana Santos, é de que ele cresça forte, consiga evoluir e se comunicar com as outras crianças de sua idade. Por isso, ela teve sorte em encontrar Loide Silva Aragão, a professora de seu filho.
Loide teve a ideia brilhante de fazer um macacão que ajudasse o garoto no desenvolvimento das atividades na escola. Ela trabalha há 10 anos no colégio e diz que o caso de João é o mais complicado que já encontrou em sua trajetória profissional, mas que isso não a fez desistir em nenhum momento, mas pelo contrário.
Ela passou meses pesquisando qual seria a melhor solução e contou com a ajuda da costureira Maria Margarida e da fisioterapeuta Daisy Santos. Daisy disse que costura há mais de 30 anos, mas que o macacão foi a peça de roupa mais especial que já fez até hoje.
Através do macacão, João pode se locomover, interagir com as outras crianças e isso acaba refletindo em seu próprio aprendizado e em sua vida social, sendo muito mais do que uma peça de roupa. A mãe do garoto não sabe como agradecer.
“Nossa felicidade é imensa. Nem sei como agradecer a todos. A professora é um anjo que Deus colocou em nossas vidas. Ela pagou todos os custos e ainda deu o macacão. A gente vai poder levar para casa e isso vai nos ajudar muito. A costureira e a fisioterapeuta também se dedicaram bastante. Nós fomos guiados para matricular o João aqui nessa escola, onde ele foi acolhido tão bem”, conclui.
Ciberia // Razões para Acreditar
Professora Loide ! Parabéns , você merece todas as homenagens deste planeta !