Em plena pandemia de coronavírus, três astronautas deixam a Terra para missão espacial

NASA

A EEI – Estação Espacial Internacional

Dois cosmonautas russos e um astronauta americano decolaram nesta quinta-feira (9) para a Estação Espacial Internacional, deixando para trás um planeta tomado pela pandemia de coronavírus.

O americano Chris Cassidy, da Nasa, e os russos Anatoli Ivanichin e Ivan Vagner, da Roskosmos, decolaram às 08h05 GMT (05h05 no horário de Brasília) do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão. O voo deve durar seis horas até a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

“O Soyuz MS-16 foi colocado em órbita com sucesso”, anunciou no Twitter a agência espacial russa Roskosmos. Pouco antes da decolagem, a tripulação disse que “se sentia bem”, de acordo com a televisão da Nasa, a agência espacial americana, que transmitiu o lançamento ao vivo.

Rituais cancelados devido ao coronavírus

A missão de seis meses a bordo da ISS continua, apesar da Covid-19, mas muitos rituais foram cancelados para limitar o risco de propagação da doença. Parentes e jornalistas não estiveram presentes nesta quarta-feira (8) na tradicional coletiva de imprensa antes da partida, realizada desta vez por videoconferência.

“Em vez de conversar com as câmeras, neste momento, estaríamos conversando com as pessoas”, comentou Cassidy, referindo-se às conversas que ocorrem nessas conferências de imprensa, sob outras circunstâncias.

O astronauta de 50 anos, que partiu pela terceira vez ao espaço, reconheceu que a tripulação foi “afetada” por essa falta de contato humano. “Entendemos que o mundo inteiro também é afetado pela mesma crise”, declarou.

Tripulação em quarentena

Desde 12 de março, a tripulação estava confinada no centro de treinamento perto de Moscou. O grupo não realizou a tradicional visita ao túmulo do primeiro homem no espaço, o russo Yuri Gagarin. Naquele momento, Moscou, o principal foco da pandemia na Rússia, começava a contabilizar os primeiros casos de coronavírus.

Como em cada missão, os três homens e seus respectivos trajes espaciais foram colocados em quarentena, que desta vez começou mais cedo para impedir que contraíssem o vírus antes da decolagem.

O grupo encontrará na ISS o cosmonauta russo Oleg Skripotchka e os astronautas norte-americanos Andrew Morgan e Jessica Meir, que retornarão à Terra em 17 de abril.

Conselhos de confinamento

A ISS acomoda seis pessoas por vez e tem um volume habitável de 388 metros cúbicos, mais do que uma casa de seis quartos, de acordo com a Nasa. Essas condições podem parecer invejáveis para mais de um terço da população terrestre, que atualmente passa por rigorosas medidas de confinamento para controlar a propagação da Covid-19.

Isso não impede, no entanto, que os residentes da Estação Espacial Internacional sintam solidão ou desejem estar em casa. Nas últimas semanas, muitos deles, alguns a bordo da ISS, compartilharam seus conselhos para um bom confinamento.

Em entrevista ao jornal New York Times, Scott Kelly, da Nasa, declarou que do que mais sentia falta durante sua missão de quase um ano no espaço era da natureza: “o verde, o cheiro de terra fresca e a sensação quente do sol no meu rosto”.

Ele recomendou, para aqueles que puderem, tomarem ar, e estimou que não há nada de errado em passar mais tempo na frente das telas durante o confinamento.

Durante seu tempo a bordo da ISS, entre 2015 e 2016, por exemplo, o astronauta admitiu ter assistido duas vezes a popular série “Game of Thrones” e filmes à noite com seus colegas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …