Em Portugal, Papa canonizará pastorinhos por cura de menino brasileiro com traumatismo craniano

A cura completa do traumatismo craniano grave de um menino paranaense é o que, ao ser reconhecido milagre pelo Vaticano, fará possível a canonização dos irmãos Francisco e Jacinta Marto, dois dos três Pastorinhos de Fátima testemunhas das aparições marianas.

Francisco (1908-1919) e Jacinta (1910-1920) foram dois dos três meninos que, com a prima Lucia (1907-2005), disseram ter visto a santa em 1917, em aparições cujo centenário este fim de semana com a presença do papa Francisco em Portugal (espera-se um milhão de peregrinos no Santuário de Fátima, distante cerca de 130 quilômetros de Lisboa).

O processo para a passagem de beatos a santos vinha acontecendo em sigilo por se tratar de um menor de idade, mas hoje foi revelada em Fátima pelos pais do menino, João Batista e Lucila Yurie, da cidade de Juranda, no Paraná.

Conforme o relato do casal, Lucas sofreu um grave traumatismo craniano depois de cair por uma janela em 3 março de 2013, quando tinha cinco anos.

A queda, de uma altura de 6,50 metros, provocou “traumatismo craniano grave, com perda de tecido cerebral no lóbulo frontal esquerdo”, e fez que chegasse ao hospital “em coma muito grave”, explicou o pai em entrevista coletiva.

No hospital, o menino teve duas paradas cardíacas e foi operado de emergência. “Os médicos diziam que ele tinha poucas probabilidades de sobreviver”, afirmou João.

A família começou a rezar para Nossa Senhora de Fátima e no dia seguinte telefonou para o Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Campo Mourão, para pedir que as irmãs de lá rezassem para o menino. Temendo que a criança não resistisse, a própria freira que atendeu fez uma oração para confortar os pais.

O menino piorava e os médicos disseram que as chances de escapar eram baixas e que “se sobrevivesse teria uma recuperação muito demorada, ficando com graves deficiências cognitivas ou mesmo em estado vegetativo”.

Em 7 de março, os pais voltaram a ligar para o convento e a irmã que recebeu a chamada deu o recado à comunidade. Uma freira disse ter sentido um impulso e decidiu recorrer as relíquias dos beatos, que estavam junto do Sacrário.

Segundo os pais, ela teria dito: “Pastorinhos, salvem esse menino, que é uma criança como vocês”. A freira também convenceu toda a comunidade a rezar com ela apenas pela intercessão dos Pastorinhos.

Em 9 de março, Lucas acordou do coma e começou a falar. No dia 11, saiu da UTI. No 15 teve alta totalmente recuperado e sem qualquer sequela. Os médicos não encontraram explicações objetivas para a recuperação do menino.

“Damos graças a Deus pela cura do Lucas e sabemos com toda a fé do nosso coração, que foi obtido este milagre pelos Pastorinhos Francisco e Jacinta”, disse o pai.

“Sentimos uma imensa alegria por ser este o milagre que os levou à canonização, mas principalmente sentimos a bênção da amizade dessas duas crianças, que ajudaram o nosso menino e agora ajudam a nossa família”, concluiu.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …