Em Portugal, Papa canonizará pastorinhos por cura de menino brasileiro com traumatismo craniano

A cura completa do traumatismo craniano grave de um menino paranaense é o que, ao ser reconhecido milagre pelo Vaticano, fará possível a canonização dos irmãos Francisco e Jacinta Marto, dois dos três Pastorinhos de Fátima testemunhas das aparições marianas.

Francisco (1908-1919) e Jacinta (1910-1920) foram dois dos três meninos que, com a prima Lucia (1907-2005), disseram ter visto a santa em 1917, em aparições cujo centenário este fim de semana com a presença do papa Francisco em Portugal (espera-se um milhão de peregrinos no Santuário de Fátima, distante cerca de 130 quilômetros de Lisboa).

O processo para a passagem de beatos a santos vinha acontecendo em sigilo por se tratar de um menor de idade, mas hoje foi revelada em Fátima pelos pais do menino, João Batista e Lucila Yurie, da cidade de Juranda, no Paraná.

Conforme o relato do casal, Lucas sofreu um grave traumatismo craniano depois de cair por uma janela em 3 março de 2013, quando tinha cinco anos.

A queda, de uma altura de 6,50 metros, provocou “traumatismo craniano grave, com perda de tecido cerebral no lóbulo frontal esquerdo”, e fez que chegasse ao hospital “em coma muito grave”, explicou o pai em entrevista coletiva.

No hospital, o menino teve duas paradas cardíacas e foi operado de emergência. “Os médicos diziam que ele tinha poucas probabilidades de sobreviver”, afirmou João.

A família começou a rezar para Nossa Senhora de Fátima e no dia seguinte telefonou para o Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Campo Mourão, para pedir que as irmãs de lá rezassem para o menino. Temendo que a criança não resistisse, a própria freira que atendeu fez uma oração para confortar os pais.

O menino piorava e os médicos disseram que as chances de escapar eram baixas e que “se sobrevivesse teria uma recuperação muito demorada, ficando com graves deficiências cognitivas ou mesmo em estado vegetativo”.

Em 7 de março, os pais voltaram a ligar para o convento e a irmã que recebeu a chamada deu o recado à comunidade. Uma freira disse ter sentido um impulso e decidiu recorrer as relíquias dos beatos, que estavam junto do Sacrário.

Segundo os pais, ela teria dito: “Pastorinhos, salvem esse menino, que é uma criança como vocês”. A freira também convenceu toda a comunidade a rezar com ela apenas pela intercessão dos Pastorinhos.

Em 9 de março, Lucas acordou do coma e começou a falar. No dia 11, saiu da UTI. No 15 teve alta totalmente recuperado e sem qualquer sequela. Os médicos não encontraram explicações objetivas para a recuperação do menino.

“Damos graças a Deus pela cura do Lucas e sabemos com toda a fé do nosso coração, que foi obtido este milagre pelos Pastorinhos Francisco e Jacinta”, disse o pai.

“Sentimos uma imensa alegria por ser este o milagre que os levou à canonização, mas principalmente sentimos a bênção da amizade dessas duas crianças, que ajudaram o nosso menino e agora ajudam a nossa família”, concluiu.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …