Em um futuro não tão distante, será possível tatuar “sons”

Sabe aquela música que marcou sua vida e você quer eternizá-la na pele como uma belíssima tatuagem? Pois, em breve, ela não precisa ser mais apenas aquele verso que você tanto gosta, mas o trecho com áudio e tudo.

A empresa Skin Motion revelou uma tecnologia que permite que pessoas façam exatamente isso: tatuem sons em sua pele, por mais absurdo que isso soe.

Ao contrário do que você pode ter pensado inicialmente, a tatuagem não vai transformá-lo em uma caixinha de som ambulante e nem nada do tipo. Na verdade, a proposta da empresa é criar uma espécie de código que você vai registrar em sua pele e que será lido por um aplicativo.

Ao fazer essa comunicação, aquela imagem vai se converter em uma música que poderá ser ouvida por qualquer pessoa. Em linhas gerais, é mais ou menos como se você tivesse um QR Code para um arquivo MP3 gravado em seu corpo.

É uma forma simples de explicar a tecnologia Soundwave, mas ajuda bem a ilustrar o funcionamento da proposta da Skin Motion. Como o próprio nome sugere, o desenho será de uma onda sonora referente à música escolhida — o que significa que cada canção realmente trará um padrão diferente.

Assim, a pessoa vai simplesmente usar um aplicativo desenvolvido pela companhia para fazer a leitura daqueles dados.

Aliás, a empresa afirma que a novidade não é algo que será limitada apenas a músicas — embora a gente saiba que elas serão o grande carro-chefe dessa tecnologia. Qualquer arquivo sonoro poderá ser convertido em uma tatuagem, incluindo gravações de voz.

Isso significa que você pode tatuar a primeira palavra do seu filho ou mesmo uma conversa de telefone que marcou sua vida e você acabou gravando. Assim, quando a saudade apertar, basta fazer a leitura e ouvir a voz da pessoa em qualquer lugar.

Como o site EDM aponta, caso a proposta da Skin Motion realmente funcione como prometido, essas tatuagens em forma de ondas sonoras têm tudo para se tornarem um fenômeno em todo o mundo.

Além de serem muito mais interessantes do que o velho tribal ou aquela frase que nem sempre é bem desenhada, o Soundwave cria um desenho bem legal ao mesmo tempo em que mantém a informação um pouco reservada, já que nem todo mundo vai saber do que se trata até fazer a leitura dos dados.

Se é algo pessoal e que você gostaria de guardar apenas para si, é uma ótima opção.

E a empresa já vem demonstrando alguns exemplos em que as tatuagens sonoras já aparecem em ação. Em seu site oficial, ela traz vídeos de pessoas que fizeram a Soundwave seja para guardar a risada de um bebê ou mesmo o latido de um cachorro e mostra como o aplicativo consegue ler muito bem aquelas informações.

Talvez o único desafio seja mesmo recriar as ondas sonoras com perfeição para evitar distorções. Como é possível ver em algumas das demonstrações, é preciso um traço bastante fino e uma mão leve para que o resultado seja o esperado — caso contrário, você pode ter um áudio bem estranho na pele.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …

Mundo do futebol tenta atenuar perdas financeiras com reduções de salários

O mundo do futebol, como qualquer actividade que gera dinheiro e emprega pessoas, começa a sentir os efeitos do confinamento visto que em quase todas as partes do mundo não se pratica futebol e os …