A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos.
Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying Broom” (vassoura voadora de verdade, em tradução livre), um meio de transporte criativo que utiliza um monociclo elétrico e a própria inclinação do corpo para estabelecer o movimento.
De acordo com o site “Pequenas Empresas & Grandes Negócios“, Alexandre é acupunturista, sensei de Aikido, professor de inglês e programador de jogos, mas precisou interromper as duas primeiras profissões por conta da pandemia de coronavírus.
Inspirado pela movimentação suave de hoverboards — espécie de “skate elétrico” movido a partir do balanceamento do corpo e muito utilizado por crianças —, o empreendedor imaginou como seria aplicar uma tecnologia parecida para realizar o sonho de fãs de histórias como “Harry Potter” de pilotar a própria vassoura de forma fluida, como se, de fato, estivesse voando.
Com a ajuda do amigo (e agora sócio) Vinícius Sanctus, o protótipo da vassoura foi desenvolvido e submetido a testes junto a mais seis pessoas, que hoje integram a totalidade da equipe da empresa.
Para financiar o projeto, Alexandre lançou uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter com o objetivo de chamar atenção internacional para a “Real Flying Broom”. Inclusive, já é possível adquirir a vassoura — que é feita de madeira, piaçava, palha e se encaixa a um suporte de ferro — na pré-venda do site, mas o monociclo elétrico não está incluído no produto final.
As vassouras da Nuvem Vassouras começarão a ser entregues em março de 2021. Enquanto isso, vale acompanhar as demonstrações e fotos da invenção de Alexandre Russo no Instagram oficial da marca (@nuvemvassouras) e no perfil do empreendedor (@alerusso.nuvem).
// Hypeness