Árabes vão rebocar iceberg da Antártida para fazer chover no Oriente Médio

Os Emirados Árabes Unidos planejam rebocar icebergs da Antártida até os mares do Oriente Médio como uma forma de influenciar o clima local para provocar mais chuvas.

Esta é mais uma medida megalômana dos Emirados Árabes Unidos (EAU) que planejam construir também uma montanha para fazer chuva e, assim, encarar a falta d’água doce que assola o país e todo o Oriente Médio.

O Iceberg Project, como é denominado pela empresa dos EAU que teve a ideia, a National Advisor Bureau Limited, visa levar icebergs desde a Antártida até a costa de Fujairah com o intuito de obter uma nova fonte de água potável na região.

Cada iceberg contém cerca de 20 bilhões de litros de água doce que seriam suficientes para serem fornecidos a cerca de um milhão de pessoas, ao longo de cinco anos, adianta a empresa, conforme cita o site GulfNews.com.

Quando o iceberg entrar em contato com o ar quente da região, “o ar frio que sai” dele, “próximo das costas do Mar Árabe, causará tempestades por todo o Golfo Árabe e pela região sul da Península Árabe, ao longo de todo o ano”, explica no mesmo site o diretor de gestão da empresa, Abdullah Mohammad Sulaiman Al Shehi.

Criará um vórtice que atrairá nuvens de toda a região”, refere o responsável, apontando para a criação de uma espécie de micro-clima local com mais chuva.

“À medida que o ar que sobe se expande, esfria e condensa devido à redução da pressão do ar, o vapor da água é recolhido nas nuvens, elas ficam pesadas e a chuva cai”, explica ainda Al Shehi.

Além disso, o derreter do iceberg “vai libertar água para o Mar Árabe, em uma tentativa de reconstituir o equilíbrio ecológico, de reduzir a salinidade debaixo da água, causada pela descarga de salmoura de fábricas de dessalinização, e de restaurar a biodiversidade”, destaca a empresa, citada pelo ArabianBusiness.com.

E como se tudo isto não bastasse, será ainda uma “atração turística única” para o Oriente Médio, dizem os responsáveis pelo projeto.

A ideia da empresa é começar a empreitada já em 2018, conforme salienta Al Shehi, dizendo ainda que um “simulador” prevê a demora de até um ano para se rebocar um iceberg do Polo Sul até os EAU. O GulfNews.com informa que, segundo cálculos do Google Maps, 12.600 quilômetros estão em causa.

O projeto se baseia na ideia mais abrangente da empresa de Al Shehi que quer transformar o Deserto Empty Quarter, que preenche a Península Árabe ao longo de 650 mil metros quadrados, passando pela Arábia Saudita, Iêmen, Omã e EAU, em um imenso jardim.

A empresa também tem em andamento um projeto que visa ligar os rios do Paquistão aos EAU através de canais submarinos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …