Árabes vão rebocar iceberg da Antártida para fazer chover no Oriente Médio

Os Emirados Árabes Unidos planejam rebocar icebergs da Antártida até os mares do Oriente Médio como uma forma de influenciar o clima local para provocar mais chuvas.

Esta é mais uma medida megalômana dos Emirados Árabes Unidos (EAU) que planejam construir também uma montanha para fazer chuva e, assim, encarar a falta d’água doce que assola o país e todo o Oriente Médio.

O Iceberg Project, como é denominado pela empresa dos EAU que teve a ideia, a National Advisor Bureau Limited, visa levar icebergs desde a Antártida até a costa de Fujairah com o intuito de obter uma nova fonte de água potável na região.

Cada iceberg contém cerca de 20 bilhões de litros de água doce que seriam suficientes para serem fornecidos a cerca de um milhão de pessoas, ao longo de cinco anos, adianta a empresa, conforme cita o site GulfNews.com.

Quando o iceberg entrar em contato com o ar quente da região, “o ar frio que sai” dele, “próximo das costas do Mar Árabe, causará tempestades por todo o Golfo Árabe e pela região sul da Península Árabe, ao longo de todo o ano”, explica no mesmo site o diretor de gestão da empresa, Abdullah Mohammad Sulaiman Al Shehi.

Criará um vórtice que atrairá nuvens de toda a região”, refere o responsável, apontando para a criação de uma espécie de micro-clima local com mais chuva.

“À medida que o ar que sobe se expande, esfria e condensa devido à redução da pressão do ar, o vapor da água é recolhido nas nuvens, elas ficam pesadas e a chuva cai”, explica ainda Al Shehi.

Além disso, o derreter do iceberg “vai libertar água para o Mar Árabe, em uma tentativa de reconstituir o equilíbrio ecológico, de reduzir a salinidade debaixo da água, causada pela descarga de salmoura de fábricas de dessalinização, e de restaurar a biodiversidade”, destaca a empresa, citada pelo ArabianBusiness.com.

E como se tudo isto não bastasse, será ainda uma “atração turística única” para o Oriente Médio, dizem os responsáveis pelo projeto.

A ideia da empresa é começar a empreitada já em 2018, conforme salienta Al Shehi, dizendo ainda que um “simulador” prevê a demora de até um ano para se rebocar um iceberg do Polo Sul até os EAU. O GulfNews.com informa que, segundo cálculos do Google Maps, 12.600 quilômetros estão em causa.

O projeto se baseia na ideia mais abrangente da empresa de Al Shehi que quer transformar o Deserto Empty Quarter, que preenche a Península Árabe ao longo de 650 mil metros quadrados, passando pela Arábia Saudita, Iêmen, Omã e EAU, em um imenso jardim.

A empresa também tem em andamento um projeto que visa ligar os rios do Paquistão aos EAU através de canais submarinos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …

Jovem negro é morto no dia do aniversário por PM que achou que ele fosse atirar

Nesse domingo (9), Rogério Ferreira da Silva Júnior comemorava o seu aniversário de 19 anos dando um rolê de moto. Enquanto passava pela Avenida dos Pedrosos, na Zona Sul de São Paulo, foi perseguido por …

Bill Gates opina sobre compra do TikTok pela Microsoft: “cálice envenenado”

Embora esteja afastado desde março do conselho de diretores da Microsoft, Bill Gates, cofundador e atual consultor de tecnologia da companhia, não deixa de estar atento às recentes notícias de que a gigante de Redmond …

Plataforma de gelo no Canadá quebra e cria iceberg pouco menor que Vitória, do Espírito Santo

Após um aquecimento de cerca de 9 ºC nas últimas décadas, a Milne, considerada "a última plataforma de gelo completa" no mundo, perdeu uma grande parte, formando um iceberg. Uma das maiores plataformas de gelo no …

Cientistas propõe adicionar drogas psicoativas na água potável

Pesquisadores do Reino Unido propuseram uma idéia radical para reduzir a taxa de suicídios: incluir o medicamento psicoativo lítio — um estabilizador de humor — na água potável da população. Parece uma idéia completamente radical, mas …

Magnata da mídia é preso em Hong Kong

Jimmy Lai, crítico do regime de Pequim e proprietário de jornal pró-democracia, foi detido com base em nova lei de segurança nacional imposta pela China. O empresário Jimmy Lai, uma das figuras mais influentes do movimento …