Árabes vão rebocar iceberg da Antártida para fazer chover no Oriente Médio

Os Emirados Árabes Unidos planejam rebocar icebergs da Antártida até os mares do Oriente Médio como uma forma de influenciar o clima local para provocar mais chuvas.

Esta é mais uma medida megalômana dos Emirados Árabes Unidos (EAU) que planejam construir também uma montanha para fazer chuva e, assim, encarar a falta d’água doce que assola o país e todo o Oriente Médio.

O Iceberg Project, como é denominado pela empresa dos EAU que teve a ideia, a National Advisor Bureau Limited, visa levar icebergs desde a Antártida até a costa de Fujairah com o intuito de obter uma nova fonte de água potável na região.

Cada iceberg contém cerca de 20 bilhões de litros de água doce que seriam suficientes para serem fornecidos a cerca de um milhão de pessoas, ao longo de cinco anos, adianta a empresa, conforme cita o site GulfNews.com.

Quando o iceberg entrar em contato com o ar quente da região, “o ar frio que sai” dele, “próximo das costas do Mar Árabe, causará tempestades por todo o Golfo Árabe e pela região sul da Península Árabe, ao longo de todo o ano”, explica no mesmo site o diretor de gestão da empresa, Abdullah Mohammad Sulaiman Al Shehi.

Criará um vórtice que atrairá nuvens de toda a região”, refere o responsável, apontando para a criação de uma espécie de micro-clima local com mais chuva.

“À medida que o ar que sobe se expande, esfria e condensa devido à redução da pressão do ar, o vapor da água é recolhido nas nuvens, elas ficam pesadas e a chuva cai”, explica ainda Al Shehi.

Além disso, o derreter do iceberg “vai libertar água para o Mar Árabe, em uma tentativa de reconstituir o equilíbrio ecológico, de reduzir a salinidade debaixo da água, causada pela descarga de salmoura de fábricas de dessalinização, e de restaurar a biodiversidade”, destaca a empresa, citada pelo ArabianBusiness.com.

E como se tudo isto não bastasse, será ainda uma “atração turística única” para o Oriente Médio, dizem os responsáveis pelo projeto.

A ideia da empresa é começar a empreitada já em 2018, conforme salienta Al Shehi, dizendo ainda que um “simulador” prevê a demora de até um ano para se rebocar um iceberg do Polo Sul até os EAU. O GulfNews.com informa que, segundo cálculos do Google Maps, 12.600 quilômetros estão em causa.

O projeto se baseia na ideia mais abrangente da empresa de Al Shehi que quer transformar o Deserto Empty Quarter, que preenche a Península Árabe ao longo de 650 mil metros quadrados, passando pela Arábia Saudita, Iêmen, Omã e EAU, em um imenso jardim.

A empresa também tem em andamento um projeto que visa ligar os rios do Paquistão aos EAU através de canais submarinos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …