Cientistas encontram fonte de magnetismo antes desconhecida

Uma recente pesquisa revelou que o manto da Terra contribui para a criação do campo magnético do nosso planeta, contrariando a ideia de que o magnetismo é gerado apenas pela crosta e núcleo terrestres.

A hipótese geral sugeria que esta camada do planeta está “magneticamente morta” devido à enorme pressão e temperatura, que priva os óxidos de ferro das suas propriedades magnéticas.

Porém, o estudo publicado pela revista científica Nature e realizado por uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu recriar as condições extremas do manto e revelou que pelo menos um desses minerais, a hematite, mantém a capacidade de criar campo magnético a temperaturas de aproximadamente 925 graus Celsius.

Com isso, descobriu-se que algumas partes da camada entre o manto superior e o manto inferior, chamada “zona de transição“, que se estende entre 410 e 660 km abaixo da superfície da Terra, participam na criação da magnetosfera da Terra. Trata-se de placas tectônicas convergentes relativamente frias, que se situam principalmente abaixo da região ocidental do Pacífico.

“Este novo conhecimento sobre o manto terrestre e a região fortemente magnética do Pacífico ocidental poderia lançar nova luz sobre qualquer observação do campo magnético da Terra”, indica o líder da pesquisa. Dr. Ilya Kupenko, da Universidade de Munster, na Alemanha.

Apesar de a magnetosfera desempenhar um grande papel para a sobrevivência da vida na Terra, protegendo a superfície terrestre dos raios cósmicos mortais, ela ainda continua sendo um tema pouco estudado.

As causa exatas do movimento dos polos magnéticos, que se acelerou nas últimas décadas, por enquanto não foram estabelecidas pela ciência. Caso a inversão da polaridade ocorra (algo que não acontece há 780 mil anos), tal afetaria seriamente a civilização humana, alerta o estudo.

“O que sabemos agora – que existem materiais magneticamente ordenados no manto do planeta – deve ser levado em conta em qualquer análise futura do campo magnético da Terra e do movimento dos polos”, explicou o coautor Leonid Dubrovinsky da Universidade de Bayreuth.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …