Energia escura pode ser razão pela qual o tempo vai para frente

Essa é uma daquelas coisas que nós sabemos quase instintivamente – o tempo se move para frente e nunca para trás. Mas você já parou para se perguntar por que ele se move em uma direção, e não na outra?

Essa simples pergunta continua incomodando os físicos. Afinal, existem certos processos físicos que são, na verdade, reversíveis no tempo – eles parecem iguais, não importa o modo como você os executa.

Por exemplo, a gravidade opera da mesma maneira, independentemente da seta do tempo: um planeta orbitará uma estrela exatamente da mesma maneira, apenas com a direção daquela órbita invertida.

Mas há um aspecto do Universo que depende da direção da seta do tempo: a Segunda Lei da Termodinâmica. Ela afirma que a desordem de um sistema fechado (como o nosso Universo) deve aumentar, nunca diminuir.

Isso é comumente chamado de “entropia”, e é por esta razão que ovos quebrados não têm suas cascas reconstruídas de repente, ou porque coisas mortas não voltam de repente à vida. Desorganização e caos são uma descida, ordem e complexidade são subidas.

A Segunda Lei da Termodinâmica ou segundo princípio da termodinâmica expressa que a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo (Wikipedia)

Sistemas complexos, como estrelas, planetas e seres humanos podem surgir localmente, mas requerem uma quantidade excessiva de energia para serem criados, o que só aumenta a entropia geral do sistema.

É por isso que a Segunda Lei da Termodinâmica é universalmente reconhecida como o mecanismo que dá direcionalidade ao tempo – entretanto, entender o como de uma coisa não é o mesmo que entender o porquê dela.

Conexão escura

Na tentativa de compreender as origens da Flecha do Tempo, dois físicos armênios, A. E. Allahverdyan e V. G. Gurzadyan, decidiram procurar uma ligação entre a chamada “energia escura” e a Segunda Lei da Termodinâmica.

A energia escura é uma substância misteriosa que é proposta como uma explicação para o porquê do universo continuar a se expandir, ao invés de desacelerar e desmoronar, conforme nossa atual compreensão da gravidade dita que ele deveria fazer.

Os cientistas fizeram uma simulação para testar como a órbita de um planeta mudaria, dependendo se a energia escura estivesse ausente, ou presente, como em nosso próprio Universo.

O que eles descobriram foi intrigante, para dizer o mínimo: se a energia escura está ausente, ou se a gravidade mantém o espaço unido, um planeta simplesmente orbita sua estrela da forma aceita, independentemente de o tempo correr “para a frente” ou “para trás”.

Já se a energia escura mantém o espaço, eventualmente, durante imensas escalas de tempo, o planeta é arremessado para longe da estrela completamente.

O que significa que há uma direção temporal quando a energia escura é introduzida: em uma direção, vemos um planeta escapando da gravidade de uma estrela; na outra, um planeta é capturado por uma estrela e se torna uma parte de seu sistema.

Não há nada absolutamente conclusivo sobre o estudo, que foi publicado na revista Physical Review. Os autores não estão dizendo que a energia escura é responsável pela flecha do tempo.

Mas há algo decididamente sugestivo sobre tudo isso – que a Segunda Lei da Termodinâmica e a energia escura podem ser duas facetas do mesmo fenômeno, alguma quantidade misteriosa do nosso Universo que transmite ou requer uma seta do tempo.

Então, da próxima vez que você estiver atrasado, basta colocar a culpa na energia escura. Ninguém vai poder dizer que você está errado.

Michio Kaku

O Destino do Universo explicado por Michio Kaku com as Leis Básicas da Termodinâmica

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …