Cientista quer criar escudo magnético e proteger a Terra de tempestades solares

(dr) Joseph N. Pelton

Os campos magnéticos da Terra geram forças complexas em do planeta

Os campos magnéticos da Terra geram forças complexas em do planeta

A maioria dos astrônomos dizem acreditar na teoria de que a Terra é capaz de se proteger de intensas tempestades solares por meio de sua camada protetora invisível denominada de magnetosfera.

Mas com a suposta teoria de que os polos magnéticos do globo terrestre estão sempre em movimento por causa disso, este escudo estaria enfraquecendo cada vez mais.

Para os especialistas, a Terra está cada vez mais vulnerável às tempestades devastadoras do Sol.

Entretanto, o professor Joseph Pelton, que trabalhou por muito anos como reitor da Universidade Espacial Internacional de IIIkirch Graffenstaden, no sul da França, em parceria com uma equipe de pesquisadores, desenvolveu um modelo de escudo artificial capaz de proteger o nosso planeta.

De acordo com especialistas na área, as tempestades solares nada mais são do que erupções de energia magnética emitidas pelo Sol.

Assim que a energia é liberada, ela aumenta o volume dos gases quentes e com isso eles podem viajar mais rapidamente em direção à Terra.

De acordo com o site de meteorologia Met Offic, as próximas previsões para o clima e o espaço poderão ajudar tanto a indústria, quanto o público em geral, a se protegerem de tempestades solares que poderiam representar certo risco para a infraestrutura da Terra.

Para os especialistas, a Terra não está preparada para enfrentar uma tempestade solar de grande magnitude e sendo assim os efeitos poderiam ser terríveis.

Caso uma tempestade solar de grande magnitude atinja a Terra, isso poderia afetar a nossa comunicação, incluindo os sistemas de radares e a rede elétrica.

O professor Pelton cita ainda que uma enorme massa coronal composta por milhões de toneladas de íons viajando em direção à Terra poderia transformar tanto o sistema econômico, quanto a infraestrutura do globo terrestre em frangalhos.

Entretanto, o pesquisador sugeriu para que fosse criada uma gigantesca estrutura composta por um imenso escudo eletromagnético, que poderia proteger a Terra de uma suposta tempestade solar.

A megaestrutura também poderia servir para outras finalidades como o incorporamento de satélites que serviriam para enviar energia solar para o nosso planeta.

Por último, o professor Pelton acredita que as agências espaciais deveriam reconhecer que a tecnologia poderia salvar nosso planeta de uma catástrofe mundial e afirma que está na hora das agências espaciais se empenharem em desenvolver uma tecnologia que seja capaz de salvar o planeta Terra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …