A maioria dos astrônomos dizem acreditar na teoria de que a Terra é capaz de se proteger de intensas tempestades solares por meio de sua camada protetora invisível denominada de magnetosfera.
Mas com a suposta teoria de que os polos magnéticos do globo terrestre estão sempre em movimento por causa disso, este escudo estaria enfraquecendo cada vez mais.
Para os especialistas, a Terra está cada vez mais vulnerável às tempestades devastadoras do Sol.
Entretanto, o professor Joseph Pelton, que trabalhou por muito anos como reitor da Universidade Espacial Internacional de IIIkirch Graffenstaden, no sul da França, em parceria com uma equipe de pesquisadores, desenvolveu um modelo de escudo artificial capaz de proteger o nosso planeta.
De acordo com especialistas na área, as tempestades solares nada mais são do que erupções de energia magnética emitidas pelo Sol.
Assim que a energia é liberada, ela aumenta o volume dos gases quentes e com isso eles podem viajar mais rapidamente em direção à Terra.
De acordo com o site de meteorologia Met Offic, as próximas previsões para o clima e o espaço poderão ajudar tanto a indústria, quanto o público em geral, a se protegerem de tempestades solares que poderiam representar certo risco para a infraestrutura da Terra.
Para os especialistas, a Terra não está preparada para enfrentar uma tempestade solar de grande magnitude e sendo assim os efeitos poderiam ser terríveis.
Caso uma tempestade solar de grande magnitude atinja a Terra, isso poderia afetar a nossa comunicação, incluindo os sistemas de radares e a rede elétrica.
O professor Pelton cita ainda que uma enorme massa coronal composta por milhões de toneladas de íons viajando em direção à Terra poderia transformar tanto o sistema econômico, quanto a infraestrutura do globo terrestre em frangalhos.
Entretanto, o pesquisador sugeriu para que fosse criada uma gigantesca estrutura composta por um imenso escudo eletromagnético, que poderia proteger a Terra de uma suposta tempestade solar.
A megaestrutura também poderia servir para outras finalidades como o incorporamento de satélites que serviriam para enviar energia solar para o nosso planeta.
Por último, o professor Pelton acredita que as agências espaciais deveriam reconhecer que a tecnologia poderia salvar nosso planeta de uma catástrofe mundial e afirma que está na hora das agências espaciais se empenharem em desenvolver uma tecnologia que seja capaz de salvar o planeta Terra.
// MassapeCeara