Cientista quer criar escudo magnético e proteger a Terra de tempestades solares

(dr) Joseph N. Pelton

Os campos magnéticos da Terra geram forças complexas em do planeta

Os campos magnéticos da Terra geram forças complexas em do planeta

A maioria dos astrônomos dizem acreditar na teoria de que a Terra é capaz de se proteger de intensas tempestades solares por meio de sua camada protetora invisível denominada de magnetosfera.

Mas com a suposta teoria de que os polos magnéticos do globo terrestre estão sempre em movimento por causa disso, este escudo estaria enfraquecendo cada vez mais.

Para os especialistas, a Terra está cada vez mais vulnerável às tempestades devastadoras do Sol.

Entretanto, o professor Joseph Pelton, que trabalhou por muito anos como reitor da Universidade Espacial Internacional de IIIkirch Graffenstaden, no sul da França, em parceria com uma equipe de pesquisadores, desenvolveu um modelo de escudo artificial capaz de proteger o nosso planeta.

De acordo com especialistas na área, as tempestades solares nada mais são do que erupções de energia magnética emitidas pelo Sol.

Assim que a energia é liberada, ela aumenta o volume dos gases quentes e com isso eles podem viajar mais rapidamente em direção à Terra.

De acordo com o site de meteorologia Met Offic, as próximas previsões para o clima e o espaço poderão ajudar tanto a indústria, quanto o público em geral, a se protegerem de tempestades solares que poderiam representar certo risco para a infraestrutura da Terra.

Para os especialistas, a Terra não está preparada para enfrentar uma tempestade solar de grande magnitude e sendo assim os efeitos poderiam ser terríveis.

Caso uma tempestade solar de grande magnitude atinja a Terra, isso poderia afetar a nossa comunicação, incluindo os sistemas de radares e a rede elétrica.

O professor Pelton cita ainda que uma enorme massa coronal composta por milhões de toneladas de íons viajando em direção à Terra poderia transformar tanto o sistema econômico, quanto a infraestrutura do globo terrestre em frangalhos.

Entretanto, o pesquisador sugeriu para que fosse criada uma gigantesca estrutura composta por um imenso escudo eletromagnético, que poderia proteger a Terra de uma suposta tempestade solar.

A megaestrutura também poderia servir para outras finalidades como o incorporamento de satélites que serviriam para enviar energia solar para o nosso planeta.

Por último, o professor Pelton acredita que as agências espaciais deveriam reconhecer que a tecnologia poderia salvar nosso planeta de uma catástrofe mundial e afirma que está na hora das agências espaciais se empenharem em desenvolver uma tecnologia que seja capaz de salvar o planeta Terra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …