Cientista quer criar escudo magnético e proteger a Terra de tempestades solares

(dr) Joseph N. Pelton

Os campos magnéticos da Terra geram forças complexas em do planeta

Os campos magnéticos da Terra geram forças complexas em do planeta

A maioria dos astrônomos dizem acreditar na teoria de que a Terra é capaz de se proteger de intensas tempestades solares por meio de sua camada protetora invisível denominada de magnetosfera.

Mas com a suposta teoria de que os polos magnéticos do globo terrestre estão sempre em movimento por causa disso, este escudo estaria enfraquecendo cada vez mais.

Para os especialistas, a Terra está cada vez mais vulnerável às tempestades devastadoras do Sol.

Entretanto, o professor Joseph Pelton, que trabalhou por muito anos como reitor da Universidade Espacial Internacional de IIIkirch Graffenstaden, no sul da França, em parceria com uma equipe de pesquisadores, desenvolveu um modelo de escudo artificial capaz de proteger o nosso planeta.

De acordo com especialistas na área, as tempestades solares nada mais são do que erupções de energia magnética emitidas pelo Sol.

Assim que a energia é liberada, ela aumenta o volume dos gases quentes e com isso eles podem viajar mais rapidamente em direção à Terra.

De acordo com o site de meteorologia Met Offic, as próximas previsões para o clima e o espaço poderão ajudar tanto a indústria, quanto o público em geral, a se protegerem de tempestades solares que poderiam representar certo risco para a infraestrutura da Terra.

Para os especialistas, a Terra não está preparada para enfrentar uma tempestade solar de grande magnitude e sendo assim os efeitos poderiam ser terríveis.

Caso uma tempestade solar de grande magnitude atinja a Terra, isso poderia afetar a nossa comunicação, incluindo os sistemas de radares e a rede elétrica.

O professor Pelton cita ainda que uma enorme massa coronal composta por milhões de toneladas de íons viajando em direção à Terra poderia transformar tanto o sistema econômico, quanto a infraestrutura do globo terrestre em frangalhos.

Entretanto, o pesquisador sugeriu para que fosse criada uma gigantesca estrutura composta por um imenso escudo eletromagnético, que poderia proteger a Terra de uma suposta tempestade solar.

A megaestrutura também poderia servir para outras finalidades como o incorporamento de satélites que serviriam para enviar energia solar para o nosso planeta.

Por último, o professor Pelton acredita que as agências espaciais deveriam reconhecer que a tecnologia poderia salvar nosso planeta de uma catástrofe mundial e afirma que está na hora das agências espaciais se empenharem em desenvolver uma tecnologia que seja capaz de salvar o planeta Terra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …