Cientista quer criar escudo magnético e proteger a Terra de tempestades solares

(dr) Joseph N. Pelton

Os campos magnéticos da Terra geram forças complexas em do planeta

Os campos magnéticos da Terra geram forças complexas em do planeta

A maioria dos astrônomos dizem acreditar na teoria de que a Terra é capaz de se proteger de intensas tempestades solares por meio de sua camada protetora invisível denominada de magnetosfera.

Mas com a suposta teoria de que os polos magnéticos do globo terrestre estão sempre em movimento por causa disso, este escudo estaria enfraquecendo cada vez mais.

Para os especialistas, a Terra está cada vez mais vulnerável às tempestades devastadoras do Sol.

Entretanto, o professor Joseph Pelton, que trabalhou por muito anos como reitor da Universidade Espacial Internacional de IIIkirch Graffenstaden, no sul da França, em parceria com uma equipe de pesquisadores, desenvolveu um modelo de escudo artificial capaz de proteger o nosso planeta.

De acordo com especialistas na área, as tempestades solares nada mais são do que erupções de energia magnética emitidas pelo Sol.

Assim que a energia é liberada, ela aumenta o volume dos gases quentes e com isso eles podem viajar mais rapidamente em direção à Terra.

De acordo com o site de meteorologia Met Offic, as próximas previsões para o clima e o espaço poderão ajudar tanto a indústria, quanto o público em geral, a se protegerem de tempestades solares que poderiam representar certo risco para a infraestrutura da Terra.

Para os especialistas, a Terra não está preparada para enfrentar uma tempestade solar de grande magnitude e sendo assim os efeitos poderiam ser terríveis.

Caso uma tempestade solar de grande magnitude atinja a Terra, isso poderia afetar a nossa comunicação, incluindo os sistemas de radares e a rede elétrica.

O professor Pelton cita ainda que uma enorme massa coronal composta por milhões de toneladas de íons viajando em direção à Terra poderia transformar tanto o sistema econômico, quanto a infraestrutura do globo terrestre em frangalhos.

Entretanto, o pesquisador sugeriu para que fosse criada uma gigantesca estrutura composta por um imenso escudo eletromagnético, que poderia proteger a Terra de uma suposta tempestade solar.

A megaestrutura também poderia servir para outras finalidades como o incorporamento de satélites que serviriam para enviar energia solar para o nosso planeta.

Por último, o professor Pelton acredita que as agências espaciais deveriam reconhecer que a tecnologia poderia salvar nosso planeta de uma catástrofe mundial e afirma que está na hora das agências espaciais se empenharem em desenvolver uma tecnologia que seja capaz de salvar o planeta Terra.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …