OMS contraria BioNTech e diz que segunda dose da vacina pode ser feita com “semanas de atraso”

Quem tem a palavra final? O laboratório alemão BioNTech, que, em parceria com a americana Pfizer, produziu a primeira vacina a ser aprovada contra a Covid-19, adverte para a queda na eficácia do produto caso a segunda dose não seja aplicada dentro do prazo sugerido. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que algumas semanas de atraso não prejudicariam o efeito da imunização.

A questão é de grande interesse na Europa, onde os calendários de vacinação estão em atraso em vários países. A Dinamarca e o Reino Unido anunciaram que, diante dos estoques limitados da vacina da Pfizer/BioNTech, o tempo entre a primeira e a segunda dose será estendido. Enquanto isso, França e Alemanha são alvo de críticas pela demora para administrar a primeira injeção do imunizante, criando especulações sobre o descumprimento do prazo para a aplicação seguinte.

O laboratório BioNTech foi taxativo: não há dados sobre a eficácia máxima do produto em prazos diferentes dos 21 dias de intervalo recomendado entre as duas doses. “O efeito e a segurança do imunizante não foram avaliados em outros calendários de dosagem”, ressalta uma porta-voz da empresa.

“Mesmo que testes demonstrem que existe uma proteção parcial a partir de 12 dias depois da primeira injeção, não há informações que demonstrem que essa proteção continue além de 21 dias”, adverte. Por isso, “acreditamos que uma segunda aplicação é necessária para se chegar à proteção máxima contra a doença”, reitera.

Prazo de 21 a 28 dias para a segunda dose

A OMS tem uma recomendação diferente para o produto da Pfizer/BioNTech. O Grupo Estratégico Consultativo de Especialistas (Sage, sigla em inglês) da organização afirma que, “em circunstâncias excepcionais”, a segunda aplicação do imunizante pode ser atrasada em “algumas semanas”.

Em coletiva de imprensa, Alejandro Cravioto, o presidente do Sage, declarou que a OMS recomenda que “as duas doses da vacina sejam aplicadas dentro de um prazo de 21 a 28 dias”. Mas, no caso de um contexto epidemiológico, onde há “dificuldades de abastecimento”, é preciso “aumentar a quantidade de pessoas que podem se beneficiar de uma primeira injeção”.

Durante a coletiva de imprensa, Kate O’Brien, diretora do departamento de imunização e vacinas da OMS, ressaltou, no entanto, que o intervalo entre a primeira e a segunda vacina não deve ultrapassar seis semanas.

Outras recomendações da OMS

O grupo de especialistas também divulgou uma série de recomendações para a utilização do imunizante da Pfizer/BioNTech, especialmente a aplicação da vacina somente em casos em que reações alérgicas graves ao produto, como choques anafiláticos, possam ser rapidamente tratados.

Em razão da falta de dados sobre os eventuais riscos para grávidas ou mulheres que estão amamentando, o Sage prefere, por enquanto, não fazer recomendações. Já se uma mulher que está amamentando faz parte de um grupo de risco, a OMS aconselha a vacinação sem interrupção do aleitamento.

Por enquanto, a organização julga desnecessária a vacinação de viajantes internacionais, a menos que eles façam parte de um grupo de alto risco.

Além disso, diante da pouca probabilidade de uma reinfecção sintomática em um curto espaço de tempo, os especialistas recomendam que pessoas que testaram positivo à doença recentemente retardem a imunização em seis meses após o diagnóstico.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …