Epidemia atrasou vacinação de doenças “evitáveis”, alerta Organização Pan-Americana da Saúde

Elza Fiúza / Flickr

A região das Américas corre um alto risco de surtos de doenças que podem ser evitadas, por conta da falta de vacinação de rotina, que se tornou menos frequente com a pandemia. O alerta foi feito nesta quarta-feira (10) pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O continente americano tornou-se um líder global no controle de patologias como a varíola, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano, graças ao Programa Ampliado de Imunização da organização, criado em 1977. Com a chegada da epidemia de Covid-19, entretanto, foram constatadas “reduções significativas” nas taxas de imunização, de acordo com a Opas.

Dois anos depois do início da pandemia e com o avanço das campanhas de vacinação, o relaxamento ou a interrupção das medidas de saúde pública para conter a disseminação da Covid-19, “resultarão previsivelmente” em um aumento de muitas dessas doenças, de acordo com especialistas da organização.

“Sem melhorar nosso programa de vacinação de rotina, a região corre um risco alto de ter novos surtos de doenças que podem ser evitadas”, advertiu Carissa Etienne, diretora da organização. “A região enfrenta uma crise iminente da vacinação de rotina.” Doenças praticamente extintas em algumas regiões que, sem uma taxa mínima de imunização coletiva, podem voltar a circular. Esse foi o caso em países europeus em 2018, como a França, que enfrentou uma onda de casos de sarampo.

A representanrte da Opas reconheceu que a Covid-19 exerce uma pressão adicional sobre os sistemas de saúde, mas pediu aos países da região que retomem os programas nacionais de imunização, para evitar um retrocesso nas conquistas obtidas.

Pandemia não chegou ao fim

A Opas também ressaltou que a pandemia de Covid-19 não chegou ao fim. Na última semana, foram registrados picos de casos em áreas da Colômbia e da Bolívia, após o relaxamento das medidas de prevenção.

As infecções também aumentaram na República Dominicana, em Trinidad e Tobago e em Barbados, bem como nas Ilhas Cayman e em Dominica. “O momento atual ainda é preocupante. As infecções aumentam em alguns países, e a taxa de vacinação ainda não é a que gostaríamos”, observou Etienne.

Embora 48% das pessoas na América Latina e no Caribe já tenham sido totalmente imunizadas contra a Covid, a cobertura ainda é muito menor em alguns países. Na Jamaica, São Vicente e Granadinas e Guatemala, menos de uma em cada cinco pessoas foi imunizada. Na Nicarágua a cobertura permanece na casa de um dígito, e no Haiti menos de 1% das pessoas completou o esquema de vacinação, alertou a organização.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …