O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19.
O país celebra agora o relaxamento das limitações de circulação e reabriu bares, lojas e shoppings nessa segunda-feira (12).
Boris Johnson, que começou a pandemia minimizando os efeitos do novo coronavírus e depois tomou rígidas medidas para conter a doença – ele chegou a ficar internado na UTI com a doença –, colhe os frutos de sua gestão que fez três meses de um lockdown efetivo e conseguiu imunizar 47% da sua população, maior índice de vacinação em países com mais de 10 milhões de pessoas.
Vacinação em massa
A bem-sucedida campanha de imunização no país já mostra seus resultados: mais da metade dos adultos já foram imunizados. As mortes pela covid-19 caíram 95% desde então. Novos casos da doença caíram mais de 90% desde o pico da segunda onda na Inglaterra, que ocorreu em janeiro.
Em janeiro, mais de 1800 morriam por dia no país graças à covid-19. Ontem, a covid-19 havia feito apenas 40 vítimas na Inglaterra. A tendência é que esse número seja praticamente zerado em alguns meses.
Os ingleses também vão implantar uma espécie de passaporte de imunidade, em que pessoas com testes negativos para a doença ou vacinadas poderão frequentar eventos em espaços fechados.
Outros países do Reino Unido sob o domínio da rainha Elizebeth II– País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte – também iniciaram o seu processo de relaxamento das restrições de circulação, variando caso a caso por conta dos diferentes índices de vacinação.
A Inglaterra surfa na onda da Islândia e se torna um dos poucos países da Europa a conseguir superar a pandemia através do lockdown combinado com a vacinação.
// Hypeness