Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente; 40 mil pessoas procuram abrigo

Wikimedia

Vulcão Mayon

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira (23) a jorrar lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação.

A lava foi projetada a até 700 metros acima da cratera do Mayon e as nuvens de cinza alcançaram os três quilômetros durante a noite e a madrugada, segundo o instituto sismológico das Filipinas.

Uma erupção explosiva ocorrida cerca do meio-dia desta segunda-feira (22) foi a mais poderosa desde que o vulcão entrou em atividade, há mais de uma semana, o que levou as autoridades a aumentar o nível de alerta para quatro, em uma escala de cinco, e a alargar a zona de perigo para um raio de oito quilômetros a partir da cratera.

As autoridades alertaram que uma erupção violenta pode ocorrer nas próximas horas ou dias, caracterizando-se por mais estrondos e emissões de gases e resíduos vulcânicos a temperaturas muito elevadas que descem a encosta do monte muito rapidamente, vaporizando tudo na sua passagem.

Milhares de pessoas foram retiradas das casas, incluindo pelo menos 12 mil que depois regressaram, já com erupções mais suaves.

As autoridades tiveram dificuldade em evitar que habitantes voltassem para ver como estavam suas casas e plantações, e até para assistir a uma luta de galos na aldeia de Santo Domingo, apesar dos riscos e das patrulhas da polícia.

Um responsável local admitiu ordenar o corte de luz e água na zona interditada para desincentivar o regresso às casas. “O castigo para quem desrespeitar a lei natural é a pena de morte”, avisou, comentando que se alguma pessoa for atingida pelos resíduos vulcânicos, não sobreviverá.

Não há até o momento registro de vítimas. Vários voos domésticos foram cancelados e os aviões têm instruções para evitar a área.

As cinzas vulcânicas atingiram na noite desta segunda mais de uma dezena de localidades na província de Albay e também na vizinha Camarines Sur, prejudicando a visibilidade. “Era como se fosse de noite, ao meio-dia. Havia visibilidade zero em algumas áreas devido à espessura da cinza que caía”, descreveu um outro responsável local.

Mais de 30 mil máscaras e cerca de 5 mil sacos de arroz, além de medicamentos, água e outros bens, foram enviados para os centros de evacuação, disse o diretor regional do gabinete de segurança civil.

Por enquanto, a reserva de comida, água e medicamentos é suficiente, mas pode acabar se a erupção se prolongar até fevereiro, alertaram as autoridades.

O Mayon, na província de Albay, no nordeste do arquipélago, registrou cerca de 50 erupções nos últimos 500 anos. Em 2013, cinco alpinistas morreram neste local devido a uma erupção de cinzas, quando tinham se aventurado até a zona da cratera, apesar dos avisos.

A erupção mais destrutiva do vulcão, em 1814, matou mais de 1.200 pessoas e soterrou a localidade de Cagsawa.

As Filipinas, que tem mais de 20 vulcões ativos, fica no chamado “Anel de Fogo”, uma linha de falhas sísmicas no Pacífico, onde terremotos e atividade vulcânica são frequentes.

Em 1991, o Monte Pinatubo, no norte das Filipinas, teve uma das maiores erupções vulcânicas do século passado, matando cerca de 800 pessoas e cobrindo aldeias e cidades de cinzas.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …