Vulcão Mayon expele lava e ameaça com erupção explosiva

Wikimedia

Vulcão Mayon

O vulcão Mayon, que entrou em atividade no fim de semana no leste das Filipinas, começou a expelir rios de lava e ameaça com uma erupção explosiva, enquanto o número de evacuados já supera os 15 mil.

O magma começou a jorrar na noite de segunda-feira (15) e hoje o fluido incandescente chegou a avançar até 2 quilômetros da cratera do vulcão situado a cerca de 350 quilômetros a sudeste de Manila, informou a agência sismológica das Filipinas (PHIVOLCS).

As autoridades mantêm o nível de alerta 3 (crítico) de uma escala que vai até 5, ao considerar o risco de uma erupção violenta de forma iminente, ainda que esta também possa demorar dias ou semanas.

Um total de 15.410 residentes de localidades que se encontram na área que foi decretada como zona de risco, dentro de um raio de 7 quilômetros da cratera, foram retirados para refúgios temporários, escolas e ginásios da região.

O governo da província de Albay, na região de Bicol, onde se encontra o Mayon, declarou  estado de calamidade pública.

Isto permitirá “mobilizar totalmente todas as agências e recursos para responder a emergências”, indicou o governador de Albay, Ao Francis Bichara, em entrevista na televisão filipina.

Apesar do perigo, o vulcão atraiu à zona turistas de outras regiões no fim da tarde para contemplar, a vários quilômetros de distância, o espetáculo visual criado pelos rios de lava emanados da cratera.

O Mayon, que entrou em erupção cerca de 50 vezes nos últimos cinco séculos, entrou em atividade pela primeira vez no sábado (13), emitindo nuvens cinzentas que deixaram os arredores cobertos de cinzas.

À primeira erupção seguiram-se outras duas no domingo (14), que causaram 158 deslizes de rochas e provocaram o início das evacuações e a restrição dos voos na zona.

A atividade do Mayon foi percebida na região com fortes estrondos, chuva de cinzas e um forte cheiro de ácido sulfúrico, segundo declarações à mídia de residentes das localidades próximas ao vulcão.

A erupção mais forte na história das Filipinas, a segunda maior do mundo no século XX, foi a do Pinatubo, em junho de 1991, que causou cerca de 850 mortos, além de gerar uma camada global de ácido sulfúrico que causou danos na atmosfera.

O arquipélago filipino, onde há 23 vulcões ativos, fica sobre uma zona de intensa atividade sísmica inscrita dentro do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, que se estende desde a costa oeste do continente americano até a Nova Zelândia, passando pelo Japão, Filipinas e Indonésia.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …