Vulcão Mayon expele lava e ameaça com erupção explosiva

Wikimedia

Vulcão Mayon

O vulcão Mayon, que entrou em atividade no fim de semana no leste das Filipinas, começou a expelir rios de lava e ameaça com uma erupção explosiva, enquanto o número de evacuados já supera os 15 mil.

O magma começou a jorrar na noite de segunda-feira (15) e hoje o fluido incandescente chegou a avançar até 2 quilômetros da cratera do vulcão situado a cerca de 350 quilômetros a sudeste de Manila, informou a agência sismológica das Filipinas (PHIVOLCS).

As autoridades mantêm o nível de alerta 3 (crítico) de uma escala que vai até 5, ao considerar o risco de uma erupção violenta de forma iminente, ainda que esta também possa demorar dias ou semanas.

Um total de 15.410 residentes de localidades que se encontram na área que foi decretada como zona de risco, dentro de um raio de 7 quilômetros da cratera, foram retirados para refúgios temporários, escolas e ginásios da região.

O governo da província de Albay, na região de Bicol, onde se encontra o Mayon, declarou  estado de calamidade pública.

Isto permitirá “mobilizar totalmente todas as agências e recursos para responder a emergências”, indicou o governador de Albay, Ao Francis Bichara, em entrevista na televisão filipina.

Apesar do perigo, o vulcão atraiu à zona turistas de outras regiões no fim da tarde para contemplar, a vários quilômetros de distância, o espetáculo visual criado pelos rios de lava emanados da cratera.

O Mayon, que entrou em erupção cerca de 50 vezes nos últimos cinco séculos, entrou em atividade pela primeira vez no sábado (13), emitindo nuvens cinzentas que deixaram os arredores cobertos de cinzas.

À primeira erupção seguiram-se outras duas no domingo (14), que causaram 158 deslizes de rochas e provocaram o início das evacuações e a restrição dos voos na zona.

A atividade do Mayon foi percebida na região com fortes estrondos, chuva de cinzas e um forte cheiro de ácido sulfúrico, segundo declarações à mídia de residentes das localidades próximas ao vulcão.

A erupção mais forte na história das Filipinas, a segunda maior do mundo no século XX, foi a do Pinatubo, em junho de 1991, que causou cerca de 850 mortos, além de gerar uma camada global de ácido sulfúrico que causou danos na atmosfera.

O arquipélago filipino, onde há 23 vulcões ativos, fica sobre uma zona de intensa atividade sísmica inscrita dentro do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, que se estende desde a costa oeste do continente americano até a Nova Zelândia, passando pelo Japão, Filipinas e Indonésia.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …