Esconderijo moedas de ouro medievais são descobertas em uma fazenda na Hungria

No século XVI, um ataque do Império Otomano pode ter levado húngaros em pânico a enterrar um estoque de valiosas moedas de prata e ouro. Agora, arqueólogos descobriram este tesouro enterrado em uma fazenda moderna na Hungria.

Em 2019, arqueólogos descobriram 150 moedas antigas em Újlengyel, uma vila húngara que fica a cerca de 50 quilômetros a sudeste de Budapeste. Estimulados por essa descoberta e equipados com detectores de metais, os arqueólogos retornaram ao local no final de dezembro de 2020 para procurar outros tesouros, de acordo com um post no Facebook do Museu Ferenczy, na Hungria, reportou o Live Science.

Balázs Nagy, nunismata do museu, ou especialista em moedas, liderou a expedição de dois dias, com a ajuda de voluntários da Associação Arqueológica Comunitária. Em uma colina próxima, os arqueólogos cavaram um pequeno poço e desenterraram um navio que foi quebrado ao meio, provavelmente devido ao arado, de acordo com um comunicado. O barco tinha originalmente guardado milhares de moedas antigas que foram encontradas espalhadas na área.

A coleção de moedas recém-descoberta consistia em quase 7 mil moedas de prata e quatro moedas de ouro, de acordo com o post. Na época em que as moedas provavelmente foram enterradas, por volta de 1520, elas teriam sido suficientes para comprar sete cavalos; e pelos padrões atuais, eles seriam suficientes para comprar um carro de luxo, de acordo com o post. A moeda mais antiga é um denário de prata, ou uma moeda de prata romana do imperador romano Lúcio Verus, que governou de 161 d.C. a 169 d.C. As moedas mais novas encontradas datam da época de Luís II, que governou a Hungria e a Boêmia de 1516 a 1526.

As quatro moedas de ouro, que foram emitidas durante o reinado de Matias I, o rei da Hungria de 1458 a 1490, estavam escondidas sob um tecido no forro do navio, de acordo com o comunicado. Outras descobertas incluíram uma moeda rara emitida pelo Papa Pio que governou de 1458 a 1464 e moedas de prata emitidas durante os reinados de vários outros governantes do século XV e XVI.

Não se sabe por que as pessoas enterraram essas moedas, mas os arqueólogos pensam que os húngaros podem tê-las enterrado durante um ataque do Império Otomano em 1526.

“Tesouros desta magnitude relacionados à devastação turca após a batalha de Mohács são raros na Hungria”, segundo o post no Facebook. (O Império Otomano, liderado por Suleiman, o Magnífico, derrotou a Hungria e seus aliados na Batalha de Mohács em 29 de agosto de 1526; esta batalha marcou o fim da monarquia húngara e abriu caminho para o domínio turco e habsburgo da região.

O museu planeja continuar a explorar este local em busca de outros tesouros históricos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …