Escrava sexual mata agressor e é condenada a prisão perpétua nos EUA

O caso é de 2004, mas voltou a debate público recentemente, depois de a Fox ter publicado uma reportagem sobre a vida na prisão da menina que matou o seu abusador.

Imagina que aos 16 anos você foi traficada para sexo por um ‘chulo’ chamado ‘cortador de gargantas’. Depois de dias sendo continuamente drogada e violada por diferentes homens, você é perseguida por um predador de 43 anos que a leva para casa dele para usá-la para sexo. Por fim, você cria coragem de lutar, dá um tiro e o mata. Então você é presa, julgada como um adulto e condenada a prisão para o resto da vida.

Esta é a história de Cyntoia Brown, que só pode pedir liberdade condicional aos 69 anos.

Este é o texto que corre nas redes sociais para conscientizar para o caso de Cyntoia Brown. A jovem está presa desde 2004, quando tinha 16 anos e matou um dos homens que abusou dela.

Durante o julgamento, a jovem contou que foi agredida, sufocada, arrastada e teve armas apontadas à cabeça durante o sequestro. Os júris avaliaram, porém, que a causa do assassinato foi roubo porque Cyntoia fugiu com uma carteira e uma arma da cena.

O caso de Cyntoia mudou a lei penal do Tennessee, nos EUA. Sete anos depois da condenação, o Estado baniu a condenação de menores de 18 anos por prostituição.

O caso volta à discussão pública com uma investigação da Fox 17 que relembra o caso com filmagens de Dan Birman, um professor na Universidade do Sul da Califórnia, que tem contado a história de Cyntoia e pedido que a justiça seja feita no caso.

Agora, celebridades se uniram ao professor e pedem um desfecho favorável à jovem, que, a partir da prisão, se formou em jornalismo.

Kim Kardashian, Rihanna, Cara Delevingne e Snoop Dog foram algumas das figuras de renome internacional que recorreram às redes sociais para pedir a libertação de Cyntoia. O movimento é conhecido pela hashtag #FreeCyntoiaBrown (Libertem Cyntoia Brown) e está se tornando um viral na internet.

A socialite Kim Kardashian já garantiu que vai reunir sua equipe de advogados para que a justiça seja feita no caso da jovem.

A cantora Rihanna também se pronunciou sobre o assunto perguntando onde está a justiça: “Nós mudamos a definição de justiça? Algo está terrivelmente errado quando a justiça deixa passar estes abusadores e a vítima é presa para o resto da vida. A todos vocês responsáveis pela sentença desta jovem, peço a Deus que nunca tenham filhos, porque esta poderia ser a filha de vocês“.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superterra gelada vizinha do nosso planeta pode abrigar vida primitiva

Edward Guinan e Scott Engle, cientistas da Universidade de Villanova, no estado norte-americano da Pensilvânia, anunciaram que pode existir vida primitiva em GJ 699b, a Superterra gelada que orbita a estrela de Barnard, localizada a apenas …

China faz história: pela primeira vez, nasce uma semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa conseguiu fazer brotar uma semente de algodão na Lua, informou nesta terça-feira (15) a imprensa estatal, em um feito inédito, alcançado pelo Chang'e 4, a primeira sonda a pousar no lado …

Submarinos russos serão equipados com “torpedos do Juízo Final”

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras. Segundo revela o portal Russkoe …

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …