Escritor chinês é preso por cometer os homicídios que inspiraram suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido na sexta-feira (11) por envolvimento em um quadrúpolo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para suas obras literárias.

O trabalho de Liu Yongbiao, de 53 anos, foi interrompido pelo toque da campainha. Do outro lado da porta, estava a polícia, mas o escritor não se afligiu: tinha “estado à espera este tempo todo”, confessou de imediato, segundo o Sixth Tone.

O chinês trabalhava no próximo romance policial, “A bela escritora que matou”, quando as autoridades chegaram para detê-lo pelo quadrúpulo homicídio que cometeu em 1995 e que teria inspirado suas obras. O escritor teria um cúmplice, Wang, de 64 anos que também foi detido pelo mesmo crime.

O crime aconteceu há quase 22 anos, na noite de 29 de novembro de 1995. Quatro pessoas morreram na sequência de um assalto a casa de hóspedes: o casal proprietário, o neto de 13 anos e um hóspede. Todos foram vítimas de pancadas na cabeça com um objeto contundente.

Os dois detidos teriam sido surpreendidos pelo hóspede quando tentavam lhe roubar dinheiro, o homem mostrou resistência e foi espancado até a morte. Para encobrir o crime, teriam feito mais três vítimas.

A ausência de sistema de vigilância e de registros de identificação dos hóspedes dificultaram a investigação. Apesar de interrogatórios feitos a hóspedes, vizinhos e testemunhas, que levaram a retratos falados, e das pistas deixadas no local, como toalhas usadas, impressões digitais e marcas de sapato, a polícia nunca foi capaz de desvendar o crime.

A investigação foi aberta várias vezes ao longo dos anos, não tendo havido nenhum progresso até a última delas, iniciada em junho. A polícia local usou agora uma nova tecnologia de identificação de DNA que permitiu chegar a uma correspondência, depois de comparadas cerca de 60 mil impressões digitais, explica a mesma fonte.

O escritor chinês teria confessado os crimes em uma carta que deixou à esposa. “Agora estou, finalmente, livre do tormento que aguentei por tanto tempo”, escreveu Liu Yongbiao, segundo o jornal China Daily.

Liu Yongbiao nasceu em Anhui, uma das províncias mais pobres da China, e se tornou escritor depois de não ter conseguido entrar na universidade.

O reconhecimento literário surgiu em 2005 com o romance “Um filme“, que ganhou vários prêmios literários no país e foi publicado pela Writers Publishing House, a maior editora chinesa.

Em 2013, o romancista foi admitido na Associação de Escritores Chineses, controlada pelo Partido Comunista; logo, viu seu sucesso passar do papel para as telas, quando uma de suas obras publicadas em 2014 adaptada à televisão.

No prefácio de um dos seus romances, “A culpa secreta“, pode se ler: “Quero escrever um romance sobre uma escritora bonita que matou muitas pessoas em um caso ainda não desvendado.” A imprensa chinesa questiona agora se esta obra e aquela que ele estava escrevendo estariam relacionadas com o homicídio cometido.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …