Escultura de Tutancâmon: Egito quer processar casa de leilões para recuperar peça vendida por R$ 22 milhões

A venda de uma escultura com o rosto do faraó egípcio Tutancâmon está provocando uma disputa internacional.

O Egito, berço da peça histórica, afirmou que pretende contratar um escritório de advocacia no Reino Unido para abrir um processo contra a venda da escultura, realizada na semana passada pela casa de leilões Christie’s, em Londres, pelo valor de 4,7 milhões de libras (equivalente a R$ 22,2 milhões).

O leilão ocorreu a despeito de críticas do Egito, que alertara que provavelmente o artefato de Tutancâmon foi roubado nos anos 1970. O ministro egípcio de Antiguidades, Khaled al-Enany, disse à BBC que seu país vai tentar repatriar o artefato.

Já a Christie’s afirmou que todas as verificações necessárias foram feitas a respeito da procedência da peça e defendeu que a venda foi legal e válida. Segundo a casa de leilões, o artefato pertencia, já nos anos 1960, à coleção do príncipe alemão Wilhelm von Thurn und Taxis e foi vendido entre 1973 e 74 a um mercador austríaco.

A cabeça era parte de uma estátua maior, do deus Amen – importante divindade da época -, e tem 3.000 anos de idade.

Tutancâmon tinha nove anos quando se tornou faraó e reinou até os 19, entre 1333 e 1323 a.C. Ele foi um dos últimos faraós da 18ª dinastia, “período considerado a era de ouro do Egito Antigo, não apenas em termos de influência regional e cultural, mas também pelas incomparáveis beleza e qualidade das obras de arte produzidas na época”, diz a Christie’s.

A tumba de Tutancâmon, descoberta em 1922, foi a mais preservada já encontrada no Egito – cerca de 2.000 objetos estavam dentro dela. Essa descoberta, que foi um marco de arqueologia, fez de Tutancâmon o mais famoso faraó da história.

Peça bastante exibida

O rosto em quartzito, leiloado na semana passada, tem as mesmas feições do jovem faraó, segundo a Christie’s. Antes da venda – dentro de um lote de mais 32 artefatos egípcios -, a casa de leilões afirmou que a peça fora “bastante publicada e exibida nos últimos 30 anos” e que tinha procedência recente estabelecida.

Mas a Embaixada do Egito em Londres reclamou à Chancelaria britânica que a venda foi “inconsistente com tratados e convenções internacionais relevantes”.

O ex-ministro de Antiguidades egípcio Zahi Hawass argumenta que o rosto parece ter sido “roubado” nos anos 1970, do templo de Karnak. “Os donos (da peça) deram informações falsas (à casa de leilões)”, disse ele à agência France Presse. “Eles não mostraram nenhum documento legal para provar sua posse.”

Na noite de segunda-feira (8/7), o Comitê Egípcio de Repatriação de Antiguidades (NCAR, na sigla em inglês) expressou seu “profundo descontentamento sobre o modo antiprofissional como artefatos egípcios foram vendidos, sem a provisão de documentos de posse e sem provas de que os artefatos saíram do Egito de um modo legítimo”.

O comitê afirmou que vai acionar a Justiça britânica contra a venda da peça e pedir à Interpol (polícia internacional) que emita uma circular para “monitorar a venda ilegal de peças egípcias pelo mundo”.

“Não nos restou outra opção além de ir à Justiça para restaurar nossas antiguidades contrabandeadas”, disse Khaled al-Enany à BBC. “Não vamos poupar esforços até repatriarmos o busto de Tutancâmon e as demais 32 peças vendidas pela Christie’s. São uma herança da Humanidade que deveriam estar sendo exibidas para o público, em seu país de origem.”

Segundo a BBC apurou, diversos empresários e grupos de sociedade civil egípcios prometeram ajudar a financiar o processo judicial no Reino Unido, que também tem sido cobrado por autoridades no Cairo a impedir a exportação de antiguidades antes de elas serem checadas por autoridades egípcias.

Nesta terça (8/7), a Christie’s reiterou ter “claramente feito uma diligência” sobre as origens da peça de Tutancâmon.

“Reconhecemos que objetos históricos podem despertar complexas discussões sobre o passado. Nosso papel, hoje, é continuar a prover um espaço comercial transparente e legítimo sob os mais altos padrões para a transferência de objetos de uma geração de colecionadores para a outra”, disse a casa em comunicado. “A Christie’s não venderia nem vende qualquer peça na ausência de um claro título de propriedade e um cuidadoso entendimento de sua procedência moderna.”

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …