Esfinge de Gizé pode apontar para tesouro da Grande Pirâmide, teoriza historiadora

B10m / Flickr

A Grande Esfinge de Gizé, no Egito

Não está claro para onde os túneis subterrâneos da Grande Esfinge de Gizé podem levar, mas pesquisadores esperam que eles levem a tesouros desconhecidos.

Enquanto arqueólogos refletem sobre os mistérios que podem estar escondidos debaixo da famosa Esfinge de Gizé, uma nova teoria sugere que uma cavidade subterrânea localizada abaixo do marco pode levar ao tesouro de um faraó lendário, escreveu o tabloide Express.

De acordo com o tabloide, a historiadora Bettany Hughes especulou que as duas câmaras que foram encontradas debaixo da esfinge poderiam estar ligadas aos segredos de Quéops, o faraó da Quarta Dinastia que encomendou a construção da Grande Pirâmide de Gizé, localizada nas proximidades.

“Gerações de antigos egípcios vieram a respeitar e temer esta criatura de outro mundo, acreditando realmente que ela tinha poderes sobrenaturais. E o fascínio com a esfinge não mostra sinais de desistir”, disse aos telespectadores de seu novo programa de televisão chamado Os Maiores Tesouros do Egito.

“Arqueólogos estão investigando debaixo da estátua, porque há pistas tentadoras de que a esfinge fica bem em cima de uma rede de câmaras e túneis“, acrescentou a historiadora.

Destacando a presença de “um buraco profundo perto da cauda da esfinge” que “seria conectado com uma grande câmara além“, bem como a existência de uma câmara menor localizada debaixo das patas da esfinge, Hughes admitiu ser muito cedo para dizer aonde esses túneis levam, observando que eles podem estar ligados à Grande Pirâmide de Quéops.

“A verdade é que não temos nenhuma ideia para que finalidades os túneis eram usados, mas é um mistério que os pesquisadores estão tentando resolver. E alguns têm esperança de que esses túneis escondidos possam nos levar a novos tesouros desconhecidos“, observou.

No início deste ano, o historiador Matthew Sibson argumentou que uma estela antiga que estava anteriormente localizada na frente da esfinge, mas que foi removida de lá no século XIX, poderia ser a chave para descobrir que maravilhas estão escondidas debaixo da esfinge.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …