Fósseis de filhote de tiranossauro, de mais de 60 milhões de anos de idade, foram colocados à venda no site de vendas online eBay nos Estados Unidos por um preço de quase 3 milhões de dólares.
Os fósseis do dinossauro, de idade de 68 milhões de anos e um comprimento de 4,5 metros, estão à venda no eBay, sem leilão, por um preço fixo de 2,95 milhões de dólares, informou o site Science.
Anteriormente, o esqueleto pertencia a uma coleção privada e esteve exposto no Museu de História Natural da Universidade do Kansas, mas agora o proprietário do objeto decidiu vendê-lo.
O fóssil foi encontrado em 2013 pelo caçador de dinossauros Alan Detrich, em terrenos privados no estado norte-americano de Montana. Em 2017, escreve o Globo, Detrich emprestou o fóssil ao Museu de História Natural da Universidade do Kansas.
Ele ainda estava em exibição quando Detrich tomou a decisão de colocá-lo no leilão online, gerando protestos da comunidade de paleontologia. A Sociedade de Paleontologia dos Vertebrados expressou preocupação relativamente à venda deste exemplar único.
“Estes eventos minam o processo cientifico de pesquisa do passado, assim como as perspectivas de troca do patrimônio natural do planeta com as gerações futuras […] Deve-se vender apenas moldes e outras cópias de fósseis de animais vertebrados, mas não os próprios fósseis”, diz o comunicado da sociedade.
A Universidade do Kansas disse que não estava ciente dos planos de Detrich de colocar o esqueleto à venda. Em uma declaração, o diretor do museu, Leonard Krishtalka, disse que a exposição foi removida e devolvida a Detrich, e pediram que qualquer associação com o museu seja removida da lista.
A análise do esqueleto pode ajudar a resolver um grande debate na paleontologia e esclarecer se os pequenos tiranossauros da América do Norte são crianças ou se devem ter uma classificação separada. Essa pesquisa pode ser impossível, caso o fóssil acabe em uma coleção particular.
Ciberia // Sputnik News / ZAP