Esqueleto sem cabeça pode pertencer a um dos primeiros políticos americanos

(dr) Jamestown Rediscovery

Esqueleto sem cabeça encontrado numa igreja antiga em Jamestown

Arqueólogos encontraram um corpo sem cabeça em uma igreja com 400 anos em Jamestown, na Virgínia, nos EUA. Os restos mortais podem pertencer a Sir George Yeardley, um dos primeiros políticos – e dono de escravos – nas colônias britânicas na América.

Talvez poucas pessoas tenham ouvido falar de Yeardley, mas, na verdade, o político de origem britânica desempenhou um papel fundamental na história da América. O governador de Jamestown supervisionou a Câmara dos Burgueses, o primeiro órgão eleito do governo nas colônias inglesas.

Os cientistas ainda não têm certeza se o corpo encontrado pertence a Yeardley, mas logo depois de terem descoberto o esqueleto, os cientistas encontraram um punhado de dentes – 10, no total –, que se encaixam em um crânio encontrado antes na mesma igreja.

Se o DNA dos dentes e do crânio coincidir com o dos descendentes vivos de Yeardley, os cientistas poderiam então identificar o corpo do antigo governador. Ao analisar os contornos do crânio e a placa dentária, os pesquisadores podem também recriar seu rosto e até determinar que tipo de alimento consumia, aponta o Washington Post.

“Temos muitos especialistas de renome mundial a trabalhar conosco nessa descoberta”, disse Mary Anna Hartley, arqueóloga da Jamestown Rediscovery Foundation, ao jornal norte-americano. “E eu queria ter a certeza de que havia realmente algo para examinar”.

Por exemplo, Turi King, geneticista e arqueóloga da Universidade de Leicester, na Inglaterra, que participou da identificação dos restos do rei Richard III, trabalha com a equipe de Jamestown.

(dr) Jamestown Rediscovery

Arqueólogos analisam os vestígios encontrados na igreja

“Nós estamos trabalhando sob o que é conhecido como ‘condições limpas’ na igreja”, revelou King, acrescentando uma das maiores preocupações: contaminar o local com DNA de um dos pesquisadores. “Queremos ter a certeza que o DNA recolhido pertence a indivíduo encontrado e não a mim ou a outro arqueólogo”.

Redescobrir Jamestown

As escavações realizadas na igreja são parte de um projeto dirigido pela Jamestown Rediscovery Foundation, em colaboração com a Smithsonian Institution, para descobrir mais sobre Jamestown, o primeiro assentamento inglês de caráter permanente realizado com sucesso nas colônias americanas.

Yeardley deixou a cidade de Londres em junho de 1609, mas só chegou a Jamestown em 1610. Tornou-se governador da cidade pouco depois, em 1616, com 29 anos.

Mais tarde foi condecorado na Grã-Bretanha pelo pelo Rei James I e depois regressou a Jamestown com instruções da Companhia da Virgínia, que controlava a colônia, para criar “uma forma louvável de governo para as pessoas de lá”, de acordo com documentos históricos, citados pelo Washington Post.

E o plano funcionou: em 1619, um grupo de 30 homens se reuniu na igreja que os arqueólogos escavam agora.

Nesse mesmo ano, a América recebia o primeiro grupo de africanos escravizados. Os africanos, oriundos da Angola, estavam em um navio espanhol em direção a Vera Cruz, no México, mas a embarcação acabou sendo atacada por navios ingleses que levaram 60 escravos para Point Comfort, região que hoje conhecemos como Hampton.

Givens, diretor do projeto de redescoberta de Jamestown, disse que o político Yeardley teria comprado oito pessoas.

Embora as análises genéticas ainda não tenham sido concluídas, o corpo já oferece algumas pistas. O esqueleto pertence a um homem robusto, com idade entre 30 e 40 anos – coincidindo com a idade do governador, que morreu aos 40 anos em 1627.

(dr) Jamestown Rediscovery

As ossadas encontradas podem pertencer ao antigo governador e dono de escravos Sir George Yeardley

Além disso, as mãos do esqueleto estão colocadas ao lado do seu corpo – e não cruzadas sobre a pélvis – indicando que esse sepultamento teria sido importante. De acordo com os arqueólogos, o corpo poderia ter sido colocado assim para que pudesse ser visto antes da cerimônia fúnebre.

No início de 1900, foi encontrada na igreja um túmulo que continha símbolos de cavaleiros. Dado que o governador também foi cavaleiro, é provável que a urna pertença a ele, sustentou Hartley.

A arqueóloga notou ainda que o corpo foi sepultado em frente ao altar da igreja, “um lugar bastante privilegiado para enterrar alguém”, reiterou. O solo e os artefatos usados no enterro coincidem com o tempo em questão, acrescentou Givens.

A equipe também tenciona fazer uma datação das ossadas por radiocarbono e fazer testes isotópicos – um isótopo é a variação de um elemento químico que tem um número variável de nêutrons no núcleo –, para determinar se o indivíduo bebeu água da Inglaterra durante a juventude.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …