Essa é a primeira instalação de compostagem humana do mundo

Recompose

Uma empresa chamada Recompose está prestes a se tornar a primeira instalação de compostagem humana do mundo, projetada para começar suas operações em 2021 na cidade de Seattle, nos EUA.

Graças a uma nova lei que entregará em vigor ano que vem, a Recompose poderá transformar os restos mortais de pessoas amadas em solo útil, uma alternativa mais ecológica do que o enterro ou a cremação.

O processo, chamado redução orgânica natural, ocorre dentro de “vasos de recomposição” reutilizáveis e hexagonais. Os corpos são cobertos com lascas de madeira e arejados, “proporcionando o ambiente perfeito para micróbios naturais e bactérias benéficas”, conforme explica o site da Recompose.

Em apenas 30 dias, os restos são totalmente transformados em solo que pode então ser utilizado para criar nova vida. Os parentes podem levar uma parte ou toda a jarda cúbica (0,76 metros cúbicos) de solo para fazer, por exemplo, um jardim. O que permanecer com a empresa é em seguida utilizado para fins de conservação.

A compostagem humana é sem dúvida uma alternativa interessante a processos comumente utilizados no Ocidente hoje, como a cremação, que produz muitas emissões de dióxido de carbono, ou o enterro, que ocupa terra.

A Recompose estima que cada pessoa que optar pelo processo de redução orgânica em relação à cremação ou ao enterro convencional economizará uma tonelada métrica de CO2 – para não mencionar os benefícios de produzir solo útil.

“Para mim, uma das coisas, além da economia de carbono, é ter uma maneira de criar solo utilizável. Algo com o qual você pode cultivar uma árvore e ter esse tipo de ritual que parece significativo”, disse a fundadora da empresa, Katrina Spade.

A compostagem deverá custar cerca de US$ 5.500 (R$ 23 mil, no câmbio atual).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …