Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova York nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos EUA.
Formada em Engenharia Industrial, Stacey Cunningham será a primeira mulher em 226 anos a presidir à Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), assumindo o lugar até agora ocupado por Thomas Farley.
“Desde o primeiro momento em que pisei na sala de negociações, há mais de 20 anos, a Bolsa de Nova York (NYSE) ocupa um lugar especial no meu coração. É uma honra ter a oportunidade de liderar essa organização”, escreveu a nova diretora executiva no Twitter.
Até então, Cunningham, de 43 anos, era diretora de operações da NYSE. O percurso na maior bolsa de valores dos EUA começou em 1994, quando iniciou um estágio de verão. Chegou a abandonar o posto para trabalhar em um restaurante e, em 2007, voltou ao mundo alucinante das ações na NASDAQ. Ela acabaria por regressar à Bolsa de Valores em 2012.
A NASDAQ, igualmente sediada em Nova York, também está sendo dirigida por uma mulher: Adena Friedman, de 49 anos, que assumiu o cargo no ano passado.
Criada em 1792, a Bolsa de Valores de Nova York está localizada em Manhattan, mais concretamente em Wall Street, o coração financeiro da cidade. Na bolsa, são feitas as grandes negociações de ações de empresas norte-americanas.
Cunningham assume o comando da Bolsa de Valores de Nova York meio século depois da conquista de Muriel Sibert, a primeira mulher a ser admitida na instituição.
Ciberia // Agência Brasil / ZAP