Estátua de Jesus Cristo escondia “cápsula do tempo” com 240 anos

Especialistas de restauro descobriram uma espécie de “cápsula do tempo” dentro de uma estátua de Jesus Cristo, datada do século XVIII. Um achado surpreendente em Burgos, na Espanha.

A descoberta aconteceu durante trabalhos de restauro no chamado “Cristo de Miserere”, uma estátua de Jesus Cristo, datada do século XVIII, que se encontrava exposta na Igreja de Santa Águeda, no município de Sotillo de la Ribera, em Burgos.

Os técnicos da empresa Da Vinci Restauro encontraram, dentro do que são as nádegas da estátua de madeira, um pergaminho escrito em 1777 com informação econômica, religiosa, política e cultural da época.

A agência EFE informa que o documento, com duas páginas, está assinado pelo capelão da Catedral do Burgo de Osma, município da comunidade autônoma de Castela e Leão, Joaquín Mínguez.

“Se bem que seja comum que muitas esculturas sejam ocas, não é tão comum encontrar documentos escritos à mão no interior”, afirma o historiador Efrén Arroyo, membro da Confraria da Semana Santa de Sotillo de la Ribera que ordenou o restauro da obra, citado pelo jornal espanhol El Mundo.

Arroyo classifica o documento como uma espécie de “cápsula do tempo”, realçando que teria sido escondido para ser encontrado anos mais tarde como testemunho da época em que foi escrito.

Além de identificar o escultor da estátua como Manuel Bal, o pergaminho revela informações sobre a data em que foi escondido e também indicações de como era a vida de então. Segundo Mínguez, os passatempos preferidos da população eram as “cartas” e a “bola”, entre “outros jogos pueris”.

O capelão também conta no documento o que se cultivava nos campos, mencionando “colheitas de trigo, centeio, cevada, aveia” e vinho em abundância. Ele menciona, igualmente, as doenças mais comuns, citando as “terçãs e quartãs”, isto é, “febres de paludismo de três e quatro dias”, mas também “dores nas costas” e febres tifoides.

“A Corte está em Madrid”, pode ler-se no documento que menciona, ainda, que “há Correio e Gazeta para as notícias” e que “há Inquisição, pois não deve haver erros contra a Igreja de Deus”.

O pergaminho original foi enviado para preservação no arquivo do Arcebispado de Burgos, mas os restauradores manterão uma cópia do documento no interior da estátua, para que as gerações futuras tenham também oportunidade de testemunhar a peculiar “cápsula do tempo”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …