Estranha anomalia cósmica está nos enviando sinais de rádio de frequência ultra-baixa

Torrance Hodgson, ICRAR / Curtin University

Pesquisadores detectaram frequências de rádio ultra-baixas sendo emitidas por um objeto em forma de água-viva em um aglomerado de galáxias distante.

O objeto misterioso está localizado a 340 milhões de anos-luz da Terra no aglomerado de galáxias Abell 2877, de acordo com a ScienceNews. Os pesquisadores por trás do artigo publicado no The Astrophysical Journal dizem que usaram o radiotelescópio Murchison Widefield Array (MWA) no oeste da Austrália para descobrir as frequências de rádio ultra-baixas — e sua forma distinta.

“Olhamos para os dados e, à medida que reduzimos a frequência, vimos uma estrutura fantasmagórica como uma água-viva começar a emergir”, disse Torrance Hodgson, autor principal e doutorando do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia em Perth, em um comunicado à imprensa.

Os pesquisadores apelidaram o objeto de “Medusa USS”, mas não assumam que é uma referência a Jornada nas Estrelas. “USS” realmente indica sua frequência de rádio “ultra-steep-spectrum” (espectro últra-íngreme, em tradução livre).

Arqueologia Cósmica

Como você pode imaginar, estudar frequências de rádio a 340 milhões de anos-luz de distância apresenta seu próprio conjunto especial de desafios.

“Tivemos que empreender alguma arqueologia cósmica para entender a antiga o histórico das água-viva”, disse Hodgson no comunicado à imprensa.

No entanto, eles foram capazes de desenvolver uma teoria de onde veio: buracos negros supermassivos que criaram “poderosos jatos de plasma” cerca de dois bilhões de anos atrás.

“Este plasma esmaeceu, ficou quieto e ficou dormente”, disse Hodgson. “Então, recentemente, duas coisas aconteceram; o plasma começou a se misturar ao mesmo tempo que ondas de choque muito suaves passavam pelo sistema. Isso reacendeu brevemente o plasma, iluminando a água-viva e seus tentáculos para nós vermos.”

A ferramenta certa para o trabalho

Espero que não tenhamos que esperar muito até que os pesquisadores descubram mais sobre as águas-vivas cósmicas desde que a construção do novo Square Kilometre Array (SKA) começou. Os pesquisadores antecipam que o radiotelescópio nos dará uma visão melhor do objeto.

“O SKA será milhares de vezes mais sensível e terá uma resolução muito melhor do que a MWA, então pode haver muitas outras águas-vivas misteriosas esperando para serem descobertas uma vez que sua operação [iniciar]”, disse a professora Melanie Johnston-Hollitt, coautora do artigo e supervisora de Hodgson, em um comunicado à imprensa.

O radiotelescópio também dará aos pesquisadores uma olhada em algumas das primeiras galáxias quet existiram no universo. Seria legal, porém, se eles descobrissem um tubarão cósmico ou baleia para se juntar a águas-vivas da USS em nosso aquário espacial.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …