Mistério de sinais de rádio da Antártica é desvendado por pesquisadores

Um novo estudo científico analisa uma curiosa anomalia registrada duas vezes na Antártica: sinais de rádio que parecem emanar das profundezas da Terra.

Uma equipe de físicos analisou este fenômeno incomum, registrado em 2016 e 2018, quando pesquisadores realizavam experimentos no Polo Sul com a Antena Antártica de Impulso Transitivo (ANITA, na sigla em inglês). Nessas ocasiões, o objetivo era registrar raios cósmicos de energia ultra-elevada e neutrinos provenientes do espaço.

Os neutrinos são partículas extremamente pequenas que surgem como resultado de vários eventos cósmicos, como explosões de estrelas, existindo em todo Universo. Seu tamanho é tão pequeno que eles podem passar através de qualquer objeto, inclusive através de edifícios ou pessoas.

Os pesquisadores conseguiram captar os sinais com a ANITA, mas, em todos os casos, eles não eram provenientes do espaço, mas sim nas profundezas da Terra. Além do mais, saíam do solo “por sua própria conta”. A atividade deixou perplexa a comunidade científica e deu origem a inúmeras teorias.

Alguns cientistas sugeriram que os impulsos misteriosos seriam neutrinos que entraram na Terra por um lado, passaram por todo o núcleo e saíram por outro lado. Outros acreditavam que se tratava de um “neutrino estéril“, cuja existência é somente teórica. Houve também quem “culpasse” a misteriosa matéria escura pelo fenômeno.

Um estudo publicado recentemente pela revista Annals of Glaciology encontrou uma explicação diferente e mais simples para o fenômeno. Segundo seus autores, as anomalias não são causadas por neutrinos “subterrâneos”, mas sim pela reflexão de raios cósmicos ultraenergéticos na superfície gelada.

Estes entram em nosso planeta, passam através da camada superior de gelo e logo alcançam uma camada de solo conhecida como firn.

“Acreditamos que o culpado é o firn debaixo da superfície. O firn é algo entre a neve e o gelo glacial. É neve compactada que não é suficientemente densa para ser gelo. Por isso, podem ocorrer inversões de densidade, com faixas passando de alta para baixa densidade, e estas formas cruciais de interação onde esta reflexão pode ocorrer poderia explicar estes eventos”, esclareceu Ian Shoemaker, coautor do estudo.

Os físicos acreditam que, nas condições de densidade variável nas camadas profundas da superfície da Antártida, os raios cósmicos são refletidos e depois registrados pela antena.

Estes raios passam através do gelo em temperaturas muito altas, se dispersam dentro desta camada em prótons e elétrons, o que pode dar lugar a um sinal de rádio claro, semelhante a um neutrino.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …