Estranha criatura com aspecto de cérebro é encontrada em lagoa no Canadá

(cv) National Geographic

Briozoário encontrado no Parque Stanley, em Vancouver, no Canadá

Parece o cérebro de algum animal estranho mas, na verdade, esta criatura gelatinosa é mesmo um ser vivo que habita lagos e rios.

Foi encontrada recentemente no Parque Stanley, em Vancouver, no Canadá, quando os níveis da água da chamada “Lost Lagoon” (“Lagoa Perdida”, em português) baixaram.

Estamos a falar no singular, mas, de fato, trata-se de um conjunto de “criaturas”. Chamadas de briozoários, são grupos de moluscos muito pequenos que vivem juntos em uma colônia. Um único organismo, conhecido como zooide, possui apenas uma fração de milímetro.

Os zooides são hermafroditas, mas conseguem se espalhar devido aos estatoblastos, um grupo de células que pode se reproduzir de forma assexuada separada da colônia.

Celina Starnes, da Sociedade de Ecologia do Parque Stanley, examinou alguns dos espécimes encontrados, explicando à National Geographic que têm uma qualidade gelatinosa e firme.

Os registros fósseis destes animais datam de antigos briozoários marinhos de até 470 milhões de anos. A espécie encontrada é geralmente chamada de “briozoário magnífico”, ou Pectinatella magnifica, e anteriormente era apenas conhecida em áreas a leste do rio Mississípi.

Um relatório de 2012 do Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos EUA sugeriu que as mudanças climáticas poderiam ajudar na propagação destas criaturas.

Zooides só podem sobreviver em águas mais quentes do que aproximadamente 15ºC. O aumento das temperaturas pode fazer com que os briozoários se espalhem mais para o norte.

Estes animais se alimentam de algas em águas ricas em nutrientes e uma expansão poderia prejudicar o equilíbrio ecológico de um ecossistema de água doce. Além disso, também podem entupir os canos.

Porém, é possível que os briozoários não sejam invasivos e que simplesmente tenham passado despercebidos em Vancouver até agora. A cor enlameada os ajuda a se camuflarem nas águas turvas e, de acordo com Starnes, às vezes são confundidos com ovos de salamandras ou pedras.

Ciberia // ZAP / HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …