Um jovem brasileiro com síndrome de Down acaba de realizar seu grande sonho. Passou no vestibular e vai cursar Direito. Willian Vasconcelos foi aprovado em uma universidade de Sobral, no Ceará. Quando ele nasceu, a família não sabia que Willian tinha Down.
“A médica do posto de saúde disse para mim. Na época ela não usou ‘síndrome de Down’, e também não vou dizer qual nome ela usou. Me entregou meu filho, disse que ia ser difícil ele andar, falar”, contou a mãe, Eridam Vasconcelos.
Mas isso foi motivo de muito mais amor por parte de todos, conta a mãe. “Eu passei a amar muito mais. A cuidar como se fosse um cristal”, disse.
Willian terminou o ensino médio no ano passado, mas enfrentou diversos desafios por causa do preconceito das pessoas. A frustração foi grande ao se inscrever nos vestibulares das universidades públicas e no Enem e não ser aprovado logo de cara.
“Duvidaram da sua capacidade intelectual, cognitiva. Nos fizeram perguntas absurdas, se conhecia cores, se sabia segurar a caneta, se andava só”, relatou a irmã Klívia.
O jovem pensou em desistir, mas renovou as esperanças quando surgiu a oportunidade em uma universidade particular. Sua professora Roberta Araújo foi um incentivo fundamental. “Sempre foi muito estudioso, muito empenhado, muito sociável, extremamente organizado e muito disciplinado”, afirmou Roberta.
Willian passou, mas agora o problema enfrentado pela família agora é financeiro. “Não é barato, não é fácil manter um filho numa faculdade particular. Minha preocupação é essa, mas eu não vou desistir”, disse Eridam.
Willian tem esperança. ”Eu quero ser um bom advogado para ajudar minha família”, disse.