Estudo confirma: temos mais empatia por cães do que por pessoas

Imagine que você está assistindo à um filme. Na tela, um cachorro e seus companheiros humanos atravessam um campo de batalha, se esquivando de tiros e explosões. Agora, seja honesto: você está mais preocupado com o fato de o cão morrer, e não as pessoas. Certo?

Para muitas pessoas, cães altruístas ​​e incondicionalmente leais são mais fáceis de amar do que seres humanos. E de acordo com um novo estudo, publicado na revista Society & Animals, realmente temos mais empatia pelos cães do que por pessoas, e os autores tentam explicar o porquê.

A equipe, da Northeastern University Boston e da Universidade do Colorado Boulder, descobriu que somente crianças provocam uma resposta mais empática em certas condições do que os cães, sejam eles filhotes ou totalmente crescidos.

O estudo reuniu 256 alunos de graduação juntos e apresentou a eles notícias falsas de ataques a um bebê de 1 ano de idade, a um adulto de 30 anos, a um filhote de cachorro e a um cão com 6 anos. Sem importar quem fosse a vítima, todas elas foram submetidas a pancadas com um bastão de basebol, que deixou várias feridas graves.

A ideia era que, quanto mais vulnerável fosse uma vítima, mais empatia os participantes do estudo demonstrariam. Quando foram revelados, os níveis de empatia pelo bebê, o filhote de cachorro e o cão mais velho eram iguais; a vítima adulta teve empatia por parte dos participantes, mas em menor grau.

“Além disso, as mulheres participantes foram significativamente mais empáticas em relação a todas as vítimas que o participantes masculinos”, observaram os autores no estudo, em citação do IFLScience.

A ideia geral do porquê nos sentimos assim com os cães, de acordo com a pesquisa, é que os vemos como tendo o mesmo grau de vulnerabilidade que as crianças; em outras palavras, eles são incapazes de se protegerem.

A inspiração do estudo ocorreu em parte devido à atenção que um caso bastante controverso recebeu nas mídias sociais nos EUA: um pit bull chamado Michey atacou um garoto de 4 anos em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona, em 2014, deixando-o com lesões graves e que levou o menino a precisar de cirurgias reconstrutivas.

O cão estava ameaçado de eutanásia e uma campanha foi criada para salvá-lo desse destino. Dentro de algumas semanas, a página de Mickey no Facebook tinha mais de 40 mil pessoas, enquanto a página que apoiava o menino tinha cerca de 500.

Outro caso envolveu uma campanha de caridade. Em uma das peças publicitárias, foi usada a foto de um cão, e outra peça usou a fotografia de um menino real que sofria de uma forma de distrofia muscular. A campanha de angariação de fundos ganhou o dobro de cliques quando a imagem do cachorro foi usada nos anúncios.

No entanto, a violência contra pessoas e animais é um problema global e, com base neste estudo, os autores suspeitam que uma boa maneira de gerar atitudes humanas em grupos de pessoas é enfatizar a vulnerabilidade das vítimas.

“Ao enfatizar a vulnerabilidade compartilhada, em vez de se concentrar na exposição à violência e à agressão, os programas inovadores poderiam reformular o tratamento e a prevenção de abusos de animais”, concluíram.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …