Estudo confirma: temos mais empatia por cães do que por pessoas

Imagine que você está assistindo à um filme. Na tela, um cachorro e seus companheiros humanos atravessam um campo de batalha, se esquivando de tiros e explosões. Agora, seja honesto: você está mais preocupado com o fato de o cão morrer, e não as pessoas. Certo?

Para muitas pessoas, cães altruístas ​​e incondicionalmente leais são mais fáceis de amar do que seres humanos. E de acordo com um novo estudo, publicado na revista Society & Animals, realmente temos mais empatia pelos cães do que por pessoas, e os autores tentam explicar o porquê.

A equipe, da Northeastern University Boston e da Universidade do Colorado Boulder, descobriu que somente crianças provocam uma resposta mais empática em certas condições do que os cães, sejam eles filhotes ou totalmente crescidos.

O estudo reuniu 256 alunos de graduação juntos e apresentou a eles notícias falsas de ataques a um bebê de 1 ano de idade, a um adulto de 30 anos, a um filhote de cachorro e a um cão com 6 anos. Sem importar quem fosse a vítima, todas elas foram submetidas a pancadas com um bastão de basebol, que deixou várias feridas graves.

A ideia era que, quanto mais vulnerável fosse uma vítima, mais empatia os participantes do estudo demonstrariam. Quando foram revelados, os níveis de empatia pelo bebê, o filhote de cachorro e o cão mais velho eram iguais; a vítima adulta teve empatia por parte dos participantes, mas em menor grau.

“Além disso, as mulheres participantes foram significativamente mais empáticas em relação a todas as vítimas que o participantes masculinos”, observaram os autores no estudo, em citação do IFLScience.

A ideia geral do porquê nos sentimos assim com os cães, de acordo com a pesquisa, é que os vemos como tendo o mesmo grau de vulnerabilidade que as crianças; em outras palavras, eles são incapazes de se protegerem.

A inspiração do estudo ocorreu em parte devido à atenção que um caso bastante controverso recebeu nas mídias sociais nos EUA: um pit bull chamado Michey atacou um garoto de 4 anos em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona, em 2014, deixando-o com lesões graves e que levou o menino a precisar de cirurgias reconstrutivas.

O cão estava ameaçado de eutanásia e uma campanha foi criada para salvá-lo desse destino. Dentro de algumas semanas, a página de Mickey no Facebook tinha mais de 40 mil pessoas, enquanto a página que apoiava o menino tinha cerca de 500.

Outro caso envolveu uma campanha de caridade. Em uma das peças publicitárias, foi usada a foto de um cão, e outra peça usou a fotografia de um menino real que sofria de uma forma de distrofia muscular. A campanha de angariação de fundos ganhou o dobro de cliques quando a imagem do cachorro foi usada nos anúncios.

No entanto, a violência contra pessoas e animais é um problema global e, com base neste estudo, os autores suspeitam que uma boa maneira de gerar atitudes humanas em grupos de pessoas é enfatizar a vulnerabilidade das vítimas.

“Ao enfatizar a vulnerabilidade compartilhada, em vez de se concentrar na exposição à violência e à agressão, os programas inovadores poderiam reformular o tratamento e a prevenção de abusos de animais”, concluíram.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …