Estudo inédito detalha saúde de “filhos de Chernobyl”

O acidente nuclear na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, foi uma das maiores tragédias da história da humanidade envolvendo radiação.

As consequências desse evento ainda são conhecidas totalmente pela humanidade; entretanto, um estudo feito com famílias de sobreviventes do acidente nuclear buscou compreender como o acidente pode ter afetado os filhos que viriam depois de Chernobyl.

Os efeitos da radiação em crianças que eram gestadas durante o acidente são conhecidas; malformações, cânceres e outros problemas de saúde oriundos da exposição aos raios de urânio emitidos pela emergência nuclear foram comuns nessa geração. O novo estudo, comandado pela professora Meredith Yeager, do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI) e publicado na revista Science aborda as gestações pós-Chernobyl.

O artigo publicado no periódico de divulgação científica aborda um medo comum que ocorre após tragédias nucleares: após as bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki em 1945, o acidente na usina de Fukushima em 2011 e Chernobyl, famílias apresentaram um medo de gerar filhos por conta de mutações causadas pela radiação.

A pesquisa decidiu analisar um grupo de 200 famílias entre os mais de 600 mil trabalhadores soviéticos que trabalharam como “liquidantes”, responsáveis por conter as vias de contaminação do urânio envolvido no acidente. Além disso, os moradores de Pripyat e outras comunidades no raio de 70 quilômetros do reator 4 da usina de Chernobyl também participaram do estudo.

Milhares de famílias foram evacuadas de Pripryat e passaram a morar em Kiev, capital ucraniana. Mais de 30 mil mulheres recebem pensão do governo da Ucrânia por terem perdido seus maridos após consequências do desastre

“Nós olhamos os genomas das mães e pais e depois da criança. E passamos mais nove meses procurando por qualquer sinal no número dessas mutações que estava associado à exposição dos pais à radiação. Não encontramos nada”, afirmou Stephen Chanock, também do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, à BBC.

Resumidamente, as mutações genéticas encontradas em crianças que nasceram de sobreviventes de Chernobyl não são diferentes da encontrada no resto da população. Os cientistas acreditam que o estudo pode tranquilizar famílias que tenham dúvida na decisão de gerar filhos após acidentes nucleares.

Entre as crianças que estavam sendo gestadas no momento da exposição à radiação, o câncer de tireoide foi dado como a consequência mais comum do evento. Cientistas avaliam que hoje, apenas 5% dos trabalhadores soviéticos que trabalharam como liquidantes estejam saudáveis. Muitos deles apresentam câncer e doenças cardiovasculares.

Uma outra pesquisa realizada pela Universidade de São Francisco nos EUA mostrou que pessoas afetadas pela radiação emitida durante o acidente tem uma propensão maior a desenvolver leucemia em comparação à população em geral. Milhões de pessoas foram afetadas pela radiação na Ucrânia, em Belarus e regiões da Europa Central. Entretanto, as consequências precisas do acidente de Chernobyl nunca serão conhecidas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …