Estudo revela “alto nível de assédio sexual” na música clássica

Um estudo divulgado no último sábado no Reino Unido revela que há um “alto nível” de assédio sexual no setor da música clássica, especialmente entre os profissionais liberais.

O inquérito, realizado pela Incorporated Society of Musicians e divulgado pelo canal de música clássica Radio 3 da BBC, obteve 250 respostas, entre as quais 60% denunciaram discriminação de algum tipo, sendo a principal o assédio sexual.

Em declarações ao Music Matters, a diretora da ISM, Deborah Annetts, revela que, segundo os dados obtidos, “a maioria dos casos acontece em orquestras e conjuntos musicais, mas também há um alto nível de ocorrências em escolas e conservatórios”.

Annetts apontou ser “muito preocupante haver um nível tão alto de assédio sexual dentro da comunidade musical”. A maioria dos casos de assédio sexual detectado neste estudo, na ordem dos 70%, afetava músicos em regime liberal, frente aos 30% que ocorrem entre os músicos com contrato fixo.

A diretora da organização britânica de profissionais da música destaca que muitos casos de assédio sexual entendidos como de menor gravidade, como exibicionismo, não são sequer objeto de denúncia, normalmente “por receio de perder o trabalho”.

Outro estudo, divulgado também no último sábado pela Arts Professional, revista britânica dirigida a profissionais da arte, revela que, dos 800 profissionais do setor perguntados sobre o tema, 500 dizem ter sido vítimas de assédio sexual.

No domingo (3), por exemplo, o maestro da Ópera Metropolitana de Nova York foi suspenso devido a denúncias de três homens que o acusam de agressões sexuais durante a adolescência.

Em comunicado, o diretor-geral da Museu de Arte Metropolitano de Londres (Met) anunciou que James Levine, 74 anos, sairá de cartaz e que um antigo procurador foi chamado para analisar as denúncias.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dinossauro paulista: fóssil de cerca de 65 milhões de anos paralisa obras de rodovia

Obras foram retomadas nesta segunda-feira (26) após a extração do osso de Titanossauro ser concluída. O achado parou a duplicação da SP-333, no interior do estado, por dois meses. A duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes …

Hong Kong condena primeiro réu pela lei de segurança nacional

Tong Ying-kit, de 24 anos, foi considerado culpado nesta terça-feira (27/07) por incitar a secessão e o terrorismo, tendo se tornado a primeira pessoa condenada pela lei de segurança nacional de Hong Kong, imposta por …

Estudo de genoma revela qual inseto foi 1º a ser extinto pelo homem nos EUA

DNA de borboleta de 93 anos confirma primeiro caso de extinção de inseto por culpa do homem nos EUA. Espécie foi vista pela última vez em São Francisco no início dos anos 1940. Uma equipe de …

A vida secreta dos filhos dos neandertais

Em qualquer verão normal, a famosa Praia de Castilla, na Espanha, uma faixa perfeita de areia de 20 km cercada por uma reserva natural e próxima a um centro turístico, estaria coberta de pegadas de …

“Bolsonaro não está dando os anéis, mas os dedos para tentar salvar o braço”, diz cientista política

O novo ministro super poderoso do governo de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil, toma posse esta semana. Apesar de todo o fisiologismo, a analista Graziella Testa, da Escola de Políticas …

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …