EUA cortam assistência financeira de segurança ao Paquistão

secdef / Flickr

O secretário da Defesa norte-americano, Jim Mattis

Os EUA anunciaram, nesta quinta-feira (4), a suspensão de quase toda a assistência de segurança às forças militares paquistanesas, exigindo ao governo do país uma “ação decisiva” contra as facções talibãs que estão instaladas no seu território.

A porta-voz da diplomacia dos Estados Unidos, Heather Nauert, não especificou o valor da ajuda que será congelado, mas afirmou que vai além dos 255 milhões de dólares (cerca de R$ 827 milhões), de ajuda militar que já tinham sido suspensos sob ordens do presidente Donald Trump.

A responsável do Departamento de Estado disse que uma decisão ainda está sendo elaborada sobre os fundos adicionais e encaminhou todas as questões para o Departamento de Defesa. No dia anterior, o secretário da Defesa, Jim Mattis, disse que a política de ajuda militar ao Paquistão “ainda está sendo formulada”.

Em outubro, o presidente dos EUA já tinha acusado o Paquistão de “mentir e defraudar” a sua administração, destacando que o país continua dando abrigo a grupos terroristas e acusando-o de não fazer nada para combater esses grupos, apesar do financiamento de Washington.

“Os EUA deram ao Paquistão, de forma ridícula, mais de 33 bilhões de dólares ao longo dos últimos anos, enquanto eles não nos deram nada mais que mentiras e fraudes, pensando que nossos líderes são idiotas“, acusou Trump no Twitter.

De acordo com o líder norte-americano, o Paquistão tem concedido asilo aos terroristas perseguidos no Afeganistão em vez de ajudar os EUA no combate ao terrorismo. “Basta”, declarou Trump na mesma publicação.

Dias depois, no final de outubro, o secretário de Estado, Rex Tillerson, foi recebido em Islamabad (capital do Paquistão) para discutir a agenda conjunta de combate ao terrorismo, que fica agora em risco perante a deterioramento das relações entre os dois países.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …