EUA reforçam segurança para posse de Biden

Joe Biden

Dias após invasão do Capitólio por apoiadores de Trump, autoridades deslocam tropas para Washington, e Serviço Secreto inicia preparativos quase uma semana antes do previsto. FBI alerta para protestos armados.

As agências de segurança dos EUA aumentaram as medidas de segurança para a posse do presidente eleito Joe Biden em 20 de janeiro, dias depois que partidários do presidente Donald Trump invadiram o prédio do Capitólio em uma violenta tentativa de reverter os resultados da eleição presidencial.

O secretário interino de Segurança Nacional dos EUA, Chad Wolf, afirmou, horas antes de sua renúncia nesta segunda-feira (11/01), que instruiu o Serviço Secreto dos Estados Unidos a iniciar as operações de Evento de Segurança Especial Nacional em 13 de janeiro.

Ele citou “os eventos da semana passada e a evolução do cenário de segurança que levou à cerimônia de posse” como motivo para adiantar os preparativos especiais de segurança em quase uma semana em relação ao planejado originalmente.

Wolf acrescentou que as agências federais, estaduais e locais “continuarão a coordenar seus planos e alocar recursos para este importante evento”.

O Serviço Secreto chefia as operações de segurança de eventos considerados de importância nacional, incluindo cerimônias de posses presidenciais.

Guarda Nacional

A Guarda Nacional foi autorizada na segunda-feira a enviar até 15 mil soldados a Washington como medida de segurança para proteger a capital.

O general Daniel Hokanson, chefe do Gabinete da Guarda Nacional, disse que 6,2 mil soldados já estavam em Washington após a invasão do Capitólio na semana passada.

“Cerca de 10 mil soldados chegarão à capital no sábado para ajudar a fornecer segurança, logística e comunicações”, disse ele a repórteres, acrescentando que mais 5 mil podem ser solicitados de outros estados.

Como parte das medidas de segurança, turistas foram proibidos de visitar o obelisco Monumento a Washington até 24 de janeiro.

A cerimônia de posse presidencial normalmente atrai centenas de milhares de visitantes a Washington. Mas, desta vez, tanto os organizadores quanto a prefeita de Washington, Muriel Bowser, pediram aos americanos que não viajassem à capital, que permanecerá em alerta máximo até a posse.

A nova chefe da polícia do Capitólio em exercício, Yogananda Pittman, disse na segunda-feira que não haverá acesso público ao terreno do Capitólio durante a inauguração.

O evento já foi reduzido dramaticamente devido à pandemia do coronavírus, e o comitê inaugural disse que o parque National Mall de Washington seria coberto com 191,5 mil bandeiras de tamanhos diferentes, para representar as multidões que deixarão de atender ao evento.

Os organizadores anunciaram que “América Unida” será o lema da cerimônia de posse, menos de uma semana depois que uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o edifício do Capitólio dos Estados Unidos, em um ataque que deixou cinco pessoas mortas.

FBI alerta sobre protestos armados

Um boletim interno do FBI divulgado no domingo alertou sobre protestos armados planejados em todas as 50 capitais dos estados e na capital americana, Washington, no período que antecede à posse presidencial.

Os protestos em todo o país começariam no final desta semana, se estendendo até o dia da cerimônia de inauguração em Washington.

“Protestos armados estão sendo planejados em todas as 50 capitais estaduais de 16 de janeiro a pelo menos 20 de janeiro, e no Capitólio dos Estados Unidos de 17 a 20 de janeiro”, disse o boletim, de acordo com um funcionário citado pela agência de notícias Associated Press.

Biden pede responsabilização

O presidente eleito Joe Biden não expressou preocupação com sua própria segurança.

“Não tenho medo de fazer o juramento do lado de fora”, afirmou nesta segunda-feira. “É extremamente importante que haja um foco real sério em prender aquelas pessoas que se engajaram em sedição e ameaçaram vidas, desfigurando propriedades públicas, causando grandes danos. Que eles sejam responsabilizados”, acrescentou.

Trump anunciou que não comparecerá à cerimônia, fato que, segundo Biden é “uma coisa boa”. O vice-presidente americano, Mike Pence, deve comparecer, noticiou a mídia, citando fonte do governo.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …