Dez anos depois do arquivamento de caso Madeleine, o mistério segue aberto

Facundo Arrizabalaga / EPA

Kate e Gerry McCann, os pais de Madeleine seguram uma simulação de como a garota estaria aos 9 anos

Dez anos depois de a Justiça portuguesa arquivar o caso de Madeleine McCann, a menina britânica que desapareceu em Algarve em 2007, o mistério segue aberto em Portugal, onde as autoridades analisam indícios que obrigaram a reabrir o caso e que ainda não deram resultados.

A investigação avança com total sigilo por parte da polícia e da Promotoria portuguesas, que encerrou o caso há uma década por falta de provas mas que, de forma inesperada, o reabriu cinco anos mais tarde ao encontrar novas pistas que ainda são analisadas.

“Não pode haver nenhum tipo de balanço até que a investigação esteja concluída, é o habitual”, comentou neste sábado uma fonte conhecedora do caso à Agência Efe para explicar o silêncio das autoridades.

O desaparecimento de “Maddie”, que sumiu do quarto no qual dormia junto aos seus irmãos, ainda bebês, enquanto seus pais jantavam com amigos a poucos metros de distância, é uma obsessão em Portugal, onde o caso foi fechado após 14 meses de investigação infrutíferas.

Não foram obtidas provas da prática de crime algum“, concluía em 21 de julho de 2008 a Promotoria em um lacônico comunicado no qual anunciava o arquivamento da causa, envolvida em polêmica depois que os investigadores lusos apontaram como suspeitos os pais da menina, Kate e Gerry McCann.

O Ministério Público acabou por absolvê-los de culpa, além de um terceiro suspeito, o também britânico Robert Murat, e evitou esclarecer alguns aspectos que tinham suscitado as suspeitas em torno do casal McCann.

Por exemplo, os vestígios de sangue e de presença de um corpo no quarto, em roupas e objetos pessoais, assim como no porta-malas do automóvel que alugaram.

A Promotoria também não comentou naquele momento as análises de DNA realizadas no Reino Unido, que segundo a polícia lusa tinham muitas possibilidades de pertencer à menina, nem se houve testemunhos contraditórios por parte dos pais ou dos amigos com os quais jantavam na noite em que “Maddie” desapareceu.

Os investigadores ficaram em silêncio e deixaram as questões no ar enquanto aumentavam as críticas, que tachavam o trabalho de pouco minucioso e acabaram por transformar o caso em um trauma que os agentes nunca chegaram a esquecer completamente.

Por isso, em março de 2011 um pequeno grupo de policiais de Porto voltou aos passos dos primeiros detetives; tratava-se de revisar tudo desde o princípio para, sem a pressão midiática internacional que acompanhou a primeira investigação, “identificar informação que pudesse ser aprofundada”.

Assim explicou a polícia em 2013, quando foi reaberta a investigação após encontrar um novo fato para observar entre a documentação acumulada do caso, que gerou 12 mil páginas, além de 2 mil diligências policiais, 500 buscas na região e quase 20 suspeitos.

Não foi divulgado o que os agentes de Porto encontraram, cuja investigação correu paralela à realizada no Reino Unido pela Scotland Yard, que chegou a divulgar o retrato-falado de dois indivíduos que poderiam ter sido testemunhas do fato.

O que se sabe é que a região do Algarve ficou marcada pelo desaparecimento de Maddie, sobre quem ninguém quer falar, mas que gera periodicamente manchetes na imprensa britânica e portuguesa.

A mais recente delas ocorreu em março, quando foi anunciado que os detetives ingleses que investigavam o caso receberiam 150 mil libras a mais para prosseguir com a busca, um apoio que acontece um ano depois que estes especialistas disseram que seguiam uma linha de investigação muito importante.

Enquanto isso, em Portugal as investigações avançam em silêncio e sem pressões. Ninguém quer outra polêmica como a de Gonçalo Amaral, o delegado que acabou em um conflito judicial com o casal McCann por acusá-lo de ocultar o corpo da filha depois que ela supostamente morreu por acidente, algo que nunca foi provado.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …