Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, deverá assinar “mais ou menos uma dúzia” de ordens executivas em seu primeiro dia de mandato, anunciou neste sábado o principal assessor do político democrata neste sábado (16/01).

Em memorando aos altos funcionários, o futuro chefe de gabinete da Casa Branca Ron Klain esclareceu que os decretos presidenciais terão como objeto a pandemia de covid-19, a debilitada economia americana, a injustiça racial no país e a mudança climática.

“Em seus primeiros dez dias no cargo, o presidente eleito Biden adotará ações decisivas para encarar essas quatro crises, prevenir outros danos urgentes e irreversíveis e restaurar o lugar da América no mundo.”

Nas primeiras horas após ser empossado, em 20 de janeiro, o novo presidente deverá usar o dispositivo executivo para cumprir diversas promessas de campanha eleitoral, inclusive retornar ao Acordo do Clima de Paris e anular a proibição de ingresso nos EUA para cidadãos de certos países de maioria muçulmana.

Outros planos incluem estender a suspensão temporária da devolução dos créditos estudantis federais, sustar ordens de despejo e execuções de hipotecas, e tornar obrigatório o uso de máscaras protetoras nas viagens interestaduais e em estabelecimentos federais.

Desafios dos EUA pós-Trump

Na quinta-feira, Biden já anunciara um pacote de estímulo econômico no valor de US$ 1,9 trilhão, a fim de revitalizar a economia nacional. Além de ajuda direta às famílias e pequenas empresas e comunidades, o fundo visa acelerar o processo de vacinação contra o novo coronavírus.

Os EUA enfrentam numerosos desafios no momento em que o democrata Joe Biden assume a presidência após quatro anos de trumpismo. Estima-se que em breve o número de mortes pela covid-19 vá chegar a 400 mil, e a economia enfrenta dificuldades.

No entanto, o presidente eleito “agirá – não só para reverter os danos mais graves da administração Trump – mas também para começar a movimentar nosso país adiante”, prometeu Klain em seu memorando.

Outros decretos presidenciais a serem assinados nos nove dias seguintes à posse incluem medidas para intensificar a testagem do Sars-Cov-2 e priorizar os produtos de fabricação americana nas aquisições governamentais, informou o chefe de gabinete nomeado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oxford testa ivermectina como possível tratamento contra covid-19

Universidade quer verificar se medicamento antiparasitário pode trazer benefícios a infectados pelo coronavírus e evitar hospitalizações. Remédio é defendido por Bolsonaro como parte do chamado tratamento precoce. A Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmou nesta …

Aquecimento global fará milhões de vítimas, diz texto da ONU

Dezenas de milhões de pessoas deverão sofrer de fome, seca e doenças nas próximas décadas devido às mudanças climáticas, segundo rascunho de relatório de 4 mil páginas preparado por painel de especialistas. As mudanças climáticas irão …

Blocos flutuantes podem indicar que Vênus está geologicamente ativo

Uma equipe internacional de cientistas descobriu que a superfície de Vênus possui um manto gelatinoso, com pedaços sólidos de crosta flutuando e se movimentando como blocos de gelo. Para os especialistas, esta atividade fornece possíveis indicações …

Fábrica russa eliminará deficiências na produção da Sputnik V de acordo com recomendações da OMS

Em resultado de inspeções efetuadas na Rússia, o grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde fez várias observações sobre a fabricação da vacina Sputnik V. Estas são ligadas principalmente à proteção do meio ambiente …

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …