Da “jacuzzi do desespero” no fundo do mar, (quase) nenhuma criatura sai viva

O local é chamado de “jacuzzi do desespero”. Isto porque sua água é tão salgada que mata quase todas as criaturas que têm a infelicidade de parar por lá. Trata-se de um lago de salmoura que foi descoberto no fundo do mar, no Golfo do México.

A piscina circular com cerca de 30 metros de diâmetro e 3,6 metros de profundidade fica situada a mais de mil metros abaixo da superfície do Golfo do México, informam os pesquisadores que efetuaram a descoberta em um artigo científico na Oceanography.

Segundo o Seeker.com, a água dessa “jacuzzi do desespero”, que pode ser a chave para encontrar vida em outros planetas, é “quatro ou cinco vezes mais salgada que a água do mar circundante”.

“A salmoura é tão densa que fica assentada no fundo, formando um caldeirão subterrâneo de químicos tóxicos que incluem gás metano e sulfato de hidrogênio que não se mistura com a água do mar circundante”, destaca a publicação.

O lago de sal se formou à medida que “a água do mar se infiltrava nas brechas no fundo do mar, misturada com as formações de sal subterrâneas da região”, e que o gás metano era drenado.

Uma descoberta de outro mundo

Tudo começou há entre 200 a 145,5 milhões de anos, no período Jurássico, com “um mar superficial no local do atual Golfo do México”, como destaca o IFLScience.

Com a movimentação das placas tectônicas, “o mar foi eventualmente separado do resto do oceano” e, “em um mundo incrivelmente quente“, começou a evaporar, deixando para trás “uma massa de sal”.

“O mar interior evaporado” acabou sendo inundado, ficando novamente ligado aos oceanos. Mas, nesta época, “vastas camadas de sal, com vários quilômetros de espessura, já tinham sido cobertas por sedimentos insolúveis”, divulga o site.

“Extraordinariamente, à medida que o peso da água do mar esmagou este sal, uma parte dele foi forçado a voltar para o fundo marinho através de um processo chamado “tectônicas de sal”. O sal acabou “interagindo com a água do mar, se dissolveu e formou nuvens de salmoura que se instalaram no fundo do mar”.

Foi a partir daí que a “piscina morta” surgiu e “é uma das coisas mais espantosas no fundo do mar”, como refere o cientista que descobriu o local, Erik Cordes.

“Vai-se até o fundo do oceano e se vê um lago ou um rio fluindo. Parece que não estamos neste mundo”, nota o professor de Biologia na Universidade Temple, na Filadélfia, nos EUA.

Mexilhões gigantes que se alimentam de gases nocivos

As primeiras imagens do lago foram obtidas em 2014, graças a um robô subaquático operado remotamente. Mas depois foi possível estudar mais de perto a salmoura com um minissubmarino que podia transportar três pessoas. Dois cientistas e o piloto do submergível demoraram quase uma hora para descer até o fundo do mar.

Quando chegaram lá, encontraram nas bordas da “piscina morta” carcaças de caranguejos de águas profundas, que foram pegos na “armadilha” da salmoura quando procuravam comida.

Eles também descobriram “mexilhões gigantes com as brânquias impregnadas de bactérias simbióticas”  que conseguem “sobreviver se alimentando dos gases nocivos” que existem no lago de salmoura, como explica o IFLScience.

A piscina está coberta por “um tapete vivo de bactérias e de depósitos de sal” e cercada por gás metano. As amostras retiradas do gás denso e da água permitiram detectar vida microbiana que se adaptou à alta salinidade e aos baixos níveis de oxigênio.

Erik Cordes acredita que as criaturas podem se parecer com formas de vida em outros planetas do nosso sistema solar ou de outros mundos. “Há muitas pessoas olhando para estes habitats extremos na Terra como modelos para o que poderemos descobrir quando formos para outros planetas”, conclui o cientista.

Ciberia // Z

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …

Pistachio, o cãozinho filhote que nasceu com pelo verde na Itália

O fazendeiro italiano Cristian Mallocci esperava uma ninhada normal de cachorros de sua cadelinha labradora. Entretanto, ao ver os filhotinhos que nasceram, ele percebeu que um era um pouquinho diferente. ‘Pistachio’, como foi nomeado posteriormente, …

Fóssil de pterossauro nunca antes visto de 100 milhões de anos é descoberto na China

Um novo gênero e uma nova espécie de pterossauro dsungaripterídeo, que viveu durante o Cretáceo Inferior, foram catalogados na China após análise de uma mandíbula inferior incompleta. Pterossauros eram répteis voadores que viveram simultaneamente com os …

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …