Biden vai antecipar meta para que todos os adultos possam receber vacina

Joe Biden

Governo dos EUA previa que em maio todos os adultos seriam elegíveis para receber vacina. Prazo passou para 19 de abril. Alguns estados, como Nova York, começaram a vacinar pessoas entre 16 e 29 anos nesta terça.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (06/04) que irá antecipar em quase duas semanas o prazo para que todos os adultos do país estejam elegíveis para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.

No início de março, Biden havia anunciado que queria atingir essa meta em 1º de maio. Agora, o cronograma foi adiantado para 19 de abril, informação que foi confirmada por um funcionário do governo dos EUA à emissora CNN.

Com os estados expandindo gradualmente a elegibilidade para além de grupos prioritários como idosos e trabalhadores essenciais da linha de frente, houve um entendimento de que será possível contemplar todos os adultos nessa nova data.

O estado de Nova York, por exemplo, já começou nesta terça-feira a vacinar pessoas entre 16 e 29 anos. São 1,7 milhão de jovens nessa faixa etária que agora podem marcar um horário para tomar a vacina, o que eleva para quase 16 milhões o total de nova-iorquinos elegíveis à vacinação.

150 milhões de doses foram aplicadas no país desde a sua posse, em 20 de janeiro. Isso coloca o Presidente no caminho para cumprir sua nova meta de 200 milhões de doses administradas até 30 de abril – seu centésimo dia na Casa Branca.

O objetivo original de Biden era de aplicar 100 milhões de doses nos seus 100 primeiros dias. O anúncio sobre a elegibilidade da vacina é um tanto simbólico e ocorre quando os estados já estavam antecipando seus prazos em relação à meta original de 1º de maio.

Isso ocorre também na semana em que uma grande quantidade de vacinas está sendo enviada aos estados. Até o momento, três vacinas estão autorizadas nos EUA: a da Johnson&Johnson, que requer apenas uma dose por pessoa, e as da Moderna e Pfizer-Biontech, que são administradas em duas doses.

Pelo menos uma dúzia de estados abriu a elegibilidade para qualquer pessoa com mais de 16 anos apenas na segunda-feira, enquanto o governador de Nova Jersey anunciou no mesmo dia que pessoas com 16 anos ou mais serão elegíveis a partir de 19 de abril. Alguns estados, incluindo Havaí e Oregon, ainda têm 1º de maio como prazo.

Biden havia anunciado na semana passada que 90% dos adultos seriam elegíveis para receber uma das três vacinas contra a covid-19 aprovadas no país até 19 de abril, bem como ter um local de vacinação a menos de oito quilômetros de suas casas. Mas elegibilidade não é o mesmo que ser vacinado, já que as pessoas precisam ainda marcar um horário nos centros de vacinação para serem imunizadas.

A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira que quase um em cada três americanos e mais de 40% dos adultos já receberam pelo menos uma dose da vacina, e que quase um em cada quatro adultos foi totalmente vacinado. Entre os idosos, 75% já receberam pelo menos uma dose e mais de 55% deles estão totalmente vacinados.

A vacinação acelerada coincide com um aumento no número de casos de covid-19 nos EUA, principalmente entre jovens, após as infecções despencarem quase 80% entre a metade de janeiro e o fim de março.

“Os casos estão aumentando nacionalmente e estamos observando isso predominantemente em jovens adultos”, afirmou Rochelle Walensky, diretora do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), a agência federal de saúde pública do país.

O aumento de casos ocorre por causa da suspensão em vários estados das medidas de restrição no combate à pandemia, a retomada de atividades e, ainda, o otimismo diante da vacinação no país.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …