Biden vai antecipar meta para que todos os adultos possam receber vacina

Joe Biden

Governo dos EUA previa que em maio todos os adultos seriam elegíveis para receber vacina. Prazo passou para 19 de abril. Alguns estados, como Nova York, começaram a vacinar pessoas entre 16 e 29 anos nesta terça.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (06/04) que irá antecipar em quase duas semanas o prazo para que todos os adultos do país estejam elegíveis para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.

No início de março, Biden havia anunciado que queria atingir essa meta em 1º de maio. Agora, o cronograma foi adiantado para 19 de abril, informação que foi confirmada por um funcionário do governo dos EUA à emissora CNN.

Com os estados expandindo gradualmente a elegibilidade para além de grupos prioritários como idosos e trabalhadores essenciais da linha de frente, houve um entendimento de que será possível contemplar todos os adultos nessa nova data.

O estado de Nova York, por exemplo, já começou nesta terça-feira a vacinar pessoas entre 16 e 29 anos. São 1,7 milhão de jovens nessa faixa etária que agora podem marcar um horário para tomar a vacina, o que eleva para quase 16 milhões o total de nova-iorquinos elegíveis à vacinação.

150 milhões de doses foram aplicadas no país desde a sua posse, em 20 de janeiro. Isso coloca o Presidente no caminho para cumprir sua nova meta de 200 milhões de doses administradas até 30 de abril – seu centésimo dia na Casa Branca.

O objetivo original de Biden era de aplicar 100 milhões de doses nos seus 100 primeiros dias. O anúncio sobre a elegibilidade da vacina é um tanto simbólico e ocorre quando os estados já estavam antecipando seus prazos em relação à meta original de 1º de maio.

Isso ocorre também na semana em que uma grande quantidade de vacinas está sendo enviada aos estados. Até o momento, três vacinas estão autorizadas nos EUA: a da Johnson&Johnson, que requer apenas uma dose por pessoa, e as da Moderna e Pfizer-Biontech, que são administradas em duas doses.

Pelo menos uma dúzia de estados abriu a elegibilidade para qualquer pessoa com mais de 16 anos apenas na segunda-feira, enquanto o governador de Nova Jersey anunciou no mesmo dia que pessoas com 16 anos ou mais serão elegíveis a partir de 19 de abril. Alguns estados, incluindo Havaí e Oregon, ainda têm 1º de maio como prazo.

Biden havia anunciado na semana passada que 90% dos adultos seriam elegíveis para receber uma das três vacinas contra a covid-19 aprovadas no país até 19 de abril, bem como ter um local de vacinação a menos de oito quilômetros de suas casas. Mas elegibilidade não é o mesmo que ser vacinado, já que as pessoas precisam ainda marcar um horário nos centros de vacinação para serem imunizadas.

A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira que quase um em cada três americanos e mais de 40% dos adultos já receberam pelo menos uma dose da vacina, e que quase um em cada quatro adultos foi totalmente vacinado. Entre os idosos, 75% já receberam pelo menos uma dose e mais de 55% deles estão totalmente vacinados.

A vacinação acelerada coincide com um aumento no número de casos de covid-19 nos EUA, principalmente entre jovens, após as infecções despencarem quase 80% entre a metade de janeiro e o fim de março.

“Os casos estão aumentando nacionalmente e estamos observando isso predominantemente em jovens adultos”, afirmou Rochelle Walensky, diretora do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), a agência federal de saúde pública do país.

O aumento de casos ocorre por causa da suspensão em vários estados das medidas de restrição no combate à pandemia, a retomada de atividades e, ainda, o otimismo diante da vacinação no país.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …

"Estão matando Navalny na prisão", alertam amigos e médicos do opositor russo

Próximos do opositor russo Alexei Navalny estão extremamente preocupados com a degradação de seu estado de saúde. Doente e em greve de fome em uma colônia penitenciária perto de Moscou, amigos e médicos do …

Inteligência artificial usa esboços de Galileu e mostra como era o Sol em 1612

Com a tecnologia atual, os astrônomos conseguem ver o Sol em detalhes que Galileu Galilei sequer imaginaria existir. Hoje, podemos ver imagens que revelam as estruturas gigantes semelhantes a células do tamanho do estado do …

Cuba vira página histórica com despedida de Raúl Castro

Após mais de 60 anos, a era castrista em Cuba finalmente chega ao fim. Raúl Castro se despede aos 89 anos da política e renuncia ao cargo de presidente do partido no congresso do Partido …

Em SP, 51 pessoas recebem por engano vacina da covid-19, e não da gripe comum

Por engano, 51 pessoas receberam a vacina contra a COVID-19 em vez do imunizante contra a influenza, o vírus da gripe comum, no estado de São Paulo nesta semana. A maior parte destes casos aconteceu no …