Asteroide que dizimou dinossauros “não poderia ter caído em lugar pior”

 

Está cada vez mais claro para os cientistas que o asteroide de 15 quilômetros de diâmetro responsável pela extinção dos dinossauros não poderia ter atingido a superfície da Terra em um lugar pior.

Os cientistas perfuraram as rochas do Golfo do México que foram atingidas pelo asteroide há 66 milhões de anos e descobriram novas informações sobre o evento que exterminou os animais pré-históricos.

O asteroide atingiu uma área relativamente rasa do mar, chocou com as rochas de gesso mineral libertando quantidades enormes de enxofre na atmosfera, o que prolongou o período de “inverno global”. No entanto, se o asteroide tivesse caído em outro local, o resultado poderia ter sido diferente.

É aí que está a grande ironia da história. Afinal de contas, não foi o tamanho do asteroide, a escala da explosão ou o seu impacto global que levou à extinção dos dinossauros. Foi onde o impacto ocorreu”, disse o biólogo Ben Garrod, à BBC.

“Se o asteróide tivesse caído momentos antes ou depois, em vez de atingir a costa de águas rasas poderia ter caído no oceano. Assim, a nuvem de enxofre seria menos densa e a luz do sol poderia ter chegado à superfície do planeta – ou seja, o que aconteceu poderia não ter acontecido”, destacou o especialista.

Segundo Ben Garrod, naquele mundo frio e escuro, a comida nos oceanos acabou em uma semana e os alimentos em terra firme acabaram pouco depois, interrompendo subitamente a cadeia alimentar. “Sem nada para comer, os dinossauros tiveram poucas chances de sobreviver”, destacou.

Ciberia // ZAP / BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …