Exercícios de alta intensidade podem adiar envelhecimento em quase uma década

O sonho da imortalidade ainda está longe da humanidade, apesar de alguns avanços promissores da ciência nesse sentido estarem sendo desenvolvidos.

Existem algumas formas notáveis de vida que parecem ser capazes de regenerar suas células no estilo Doctor Who, o que significa que elas podem tecnicamente viver para sempre – mas isso é algo que atualmente está além das capacidades dos seres humanos.

Mas um novo estudo dá ao sonho da imortalidade um impulso grande. Uma equipe da Brigham Young University, nos EUA, descobriu uma maneira estranha de retardar o envelhecimento. O estudo foi publicado no jornal Preventative Medicine.

A idade pode ser definida como quantas vezes cada um de nós deu a volta ao Sol, mas nossas células não necessariamente envelhecem da mesma maneira.

Se temos um estilo de vida não saudável, nossas células envelhecem mais rápido do que se tivéssemos um estilo de vida mais correto. É muito menos divertido dessa forma, mas infelizmente é verdade.

Não deve ser uma surpresa, então, que este novo estudo concluiu que os exercícios, entre todas as coisas, permitem que nossas células envelheçam muito mais lentamente do que de outra forma.

Os adultos com níveis de exercício de alta intensidade, como 30 a 40 minutos de corrida, cinco dias por semana, parecem manter suas células nove anos mais jovens do que suas carteiras de identidade sugerem.

Segundo o estudo, está tudo ligado aos telômeros de nossas células, os chapéus de proteína que ficam em cada extremidade de nossos cromossomos. Cada vez que uma célula se reproduz, os chapéus tornam-se mais curtos. Quanto mais eles encolhem, mais envelhecemos.

(dr) Stanford Medicine

Os telómeros (a verde) encontram-se nas pontas dos cromossomas e funcionam como tampinhas de protecção para o ADN celular.

Os telómeros (a verde) encontram-se nas pontas dos cromossomas e funcionam como tampinhas de protecção para o ADN celular.

O estudo examinou os dados de 5.823 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. Além de uma série de outras coisas, os comprimentos dos telômeros dos participantes também foram registrados.

A equipe descobriu que quem tinha os telômeros mais curtos – e, portanto, com os maiores sinais de envelhecimento celular – eram quem vivia um estilo de vida sedentário. Aqueles com atividade intensa tiveram os telômeros mais longos e mais jovens.

Infelizmente, apenas os níveis bastante severos de atividade física parecem fazer a diferença a este respeito.

Se você acha que pode rejuvenescer através de uma caminhada rápida ou mesmo de um breve passeio de bicicleta, esqueça – a equipe não encontrou diferenças significativas no comprimento dos telômeros entre aqueles com níveis de exercício de baixa a moderada intensidade e sedentários convictos.

Embora o mecanismo que causa esse rejuvenescimento seja desconhecido, provavelmente ele acontece porque os exercícios suprimem a inflamação e desequilíbrios químicos nocivos, ambos os quais podem danificar estes pequenos chapéus de cromossomos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …