Exército de drones caseiros bombardeou bases aéreas russas na Síria

O tempo em que os ataques de veículos aéreos não tripulados eram coisa de ficção científica já passou. O Ministério da Defesa russo confirmou que suas bases na Síria foram bombardeadas por drones caseiros de inimigos não identificados.

Esta foi a primeira vez que drones guiados por GPS foram utilizados para um ataque militar, mas certamente não será a última.

O ataque confirmado pelo Ministério da Defesa da Rússia ocorreu no dia 5 de janeiro, realizado por 13 pequenos drones, que visaram dois locais de defesa russos diferentes na Síria: a Base Aérea de Khmeimim e uma base naval no porto de Tartus.

Seis dos drones foram interceptados por unidades de guerra eletrônica russas – três foram capturados e três explodiram em contato com o solo. Outros sete foram “eliminados” por mísseis antiaéreos Pantsir-S, disparados pela defesa russa.

Não houve casualidades ou danos. Mas os perigos imediatos e futuros são evidentes.

Ao examinar os drones capturados, os militares russos descobriram que eles foram grosseiramente montados e que carregavam bombas feitas localmente sobre as asas.

As fotografias dos veículos aéreos divulgadas pelo Ministério de Defesa da Rússia passam a impressão de que não eram potentes. Mas a análise efetuada revelou que foram lançados a partir de um local a mais de 50 quilômetros de distância dos seus alvos, navegando via GPS e sensores de controle de altitude.

Um exame técnico indicou que os drones teriam uma faixa de ataque efetiva de cerca de 100 quilômetros, o que é aterrorizante. Isto significa que locais que podem parecer imunes a bombardeios estão, nesta nova era tecnológica, expostos.

Embora o uso deste tipo de veículo em cenários de guerra não seja novo, um ataque como este sofrido pelas bases russas na Síria é inédito. Ainda não se sabe quem está por trás dos explosivos, uma vez que nenhum grupo assumiu responsabilidade pelo ataque.

No entanto, de acordo com o portal Science Alert, os russos insinuaram que a tecnologia utilizada era muito avançada para militantes locais, o que pode ser interpretado como uma sugestão de que tiveram ajuda das forças norte-americanas nas proximidades, algo que o Pentágono diz que é “absolutamente falso”.

Há muitos dados sobre este incidente que ainda não estão claros, mas podemos ter a certeza de que este “avanço” pode abrir um novo capítulo no livro dos combates militares, com um final potencialmente sombrio.

Ciberia // Hypescience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …