Exército de drones caseiros bombardeou bases aéreas russas na Síria

O tempo em que os ataques de veículos aéreos não tripulados eram coisa de ficção científica já passou. O Ministério da Defesa russo confirmou que suas bases na Síria foram bombardeadas por drones caseiros de inimigos não identificados.

Esta foi a primeira vez que drones guiados por GPS foram utilizados para um ataque militar, mas certamente não será a última.

O ataque confirmado pelo Ministério da Defesa da Rússia ocorreu no dia 5 de janeiro, realizado por 13 pequenos drones, que visaram dois locais de defesa russos diferentes na Síria: a Base Aérea de Khmeimim e uma base naval no porto de Tartus.

Seis dos drones foram interceptados por unidades de guerra eletrônica russas – três foram capturados e três explodiram em contato com o solo. Outros sete foram “eliminados” por mísseis antiaéreos Pantsir-S, disparados pela defesa russa.

Não houve casualidades ou danos. Mas os perigos imediatos e futuros são evidentes.

Ao examinar os drones capturados, os militares russos descobriram que eles foram grosseiramente montados e que carregavam bombas feitas localmente sobre as asas.

As fotografias dos veículos aéreos divulgadas pelo Ministério de Defesa da Rússia passam a impressão de que não eram potentes. Mas a análise efetuada revelou que foram lançados a partir de um local a mais de 50 quilômetros de distância dos seus alvos, navegando via GPS e sensores de controle de altitude.

Um exame técnico indicou que os drones teriam uma faixa de ataque efetiva de cerca de 100 quilômetros, o que é aterrorizante. Isto significa que locais que podem parecer imunes a bombardeios estão, nesta nova era tecnológica, expostos.

Embora o uso deste tipo de veículo em cenários de guerra não seja novo, um ataque como este sofrido pelas bases russas na Síria é inédito. Ainda não se sabe quem está por trás dos explosivos, uma vez que nenhum grupo assumiu responsabilidade pelo ataque.

No entanto, de acordo com o portal Science Alert, os russos insinuaram que a tecnologia utilizada era muito avançada para militantes locais, o que pode ser interpretado como uma sugestão de que tiveram ajuda das forças norte-americanas nas proximidades, algo que o Pentágono diz que é “absolutamente falso”.

Há muitos dados sobre este incidente que ainda não estão claros, mas podemos ter a certeza de que este “avanço” pode abrir um novo capítulo no livro dos combates militares, com um final potencialmente sombrio.

Ciberia // Hypescience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …