ISIS está usando drones domésticos para ataques terroristas

(dr) Dabiq Magazine

-

O ISIS realizou na semana o seu primeiro ataque com o auxílio de drones domésticos, algo novo para o grupo terrorista.

Entretanto, é curioso ver um grupo tão ligado a valores mais, vamos dizer, rudimentares, abraçar a tecnologia para levar adiante seus propósitos e usar o que era visto como um hobby para fins nada recomendáveis.

Os terroristas usaram um DJI Phantom – drone que inclusive foi lançado no Brasil – para um ataque contra forças curdas.

Não foi a primeira vez que o ISIS experimentou com os drones, mas foi o primeiro caso com feridos.

Fontes afirmaram ao New York Times que diversos Phantoms estão em uso no Iraque e Síria, alguns deles pilotados por integrantes do estado islâmico.

Entretanto, em zonas de guerra o combate a estas ameaças fica complicado, pois drones semelhantes também são usados por forças de paz.

Oficiais do Pentágono estão buscando formas de evitar que os terroristas ponham suas mãos nestes aparelhos, que são leves (menos de 10kg) e de dimensões reduzidas, podendo ser facilmente contrabandeados dentro de uma mochila, por exemplo.

(dr) DJI

Drone DJI Phantom 1

Drone DJI Phantom 4

Para se defender – e evitar ver seu nome ser associado com estes eventos – a DJI divulgou que seu modelo Phantom é incapaz de carregar explosivos, podendo ter no máximo 200 gramas de carga.

Entretanto, a carga usada no ataque da semana passada era pequena, do tamanho de uma bateria, mas foi capaz de fazer estragos.

A fabricante, que tem cerca de 60 a 70% do market share em drones domésticos, se prontificou a auxiliar nas investigaçoes anti-terrorismo, assim como tomou medidas de cercamento geográfico em regiões de guerra para reduzir a capacidade de uso de seus drones como armas.

“O uso de tecnologias de drones doméstico para machucar outros é deplorável. Todos que cometem estes atos devem ser punidos no rigor da lei. A DJI está pronta para dar a ajuda técnica para quem estiver investigando este e outros ataques”, afirmou a fabricante chinesa em nota.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid: saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia, aponta pesquisa

Mais da metade dos brasileiros entrevistados por uma pesquisa declararam que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, em índice superior à média dos 30 países e territórios pesquisados. Segundo pesquisa do …

Senado oficializa criação da CPI da Pandemia

Presidente do Senado diz que foco deve estar nas ações e omissões do governo federal e no repasse de recursos da União para estados e municípios. STF julgará determinação do ministro Barroso que ordenou abertura …

Bernie Madoff, maior golpista da história, morre em prisão norte-americana, diz relato

Bernard Madoff, o ex-financista que realizou a maior fraude de investimento na história dos Estados Unidos, morreu aos 82 anos de idade, de acordo com relatos da mídia. Em 2009, o notório financista recebeu uma sentença …

Salvator Mundi, obra mais cara de Da Vinci avaliada em R$2,6 bi, é vista em iate de príncipe

A obra de arte mais cara do mundo é ‘Salvator Mundi’, atribuída a Leonardo da Vinci. Com valor estimado em mais de 400 milhões de dólares ou superior aos 2,6 bilhões de reais, seu paradeiro …

Variante indiana da Covid-19 se propaga mais rápido e é menos detectada por testes PCR

A Índia enfrenta a pior onda de contaminações da Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 165 mil casos registrados nas últimas 24 horas: duas vezes mais do que no último pico, em …

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …