Explicada a estranha ausência de extraterrestres no Universo

Astrofísicos norte-americanos propuseram uma nova abordagem ao Paradoxo de Fermi, que acentua a contradição entre as elevadas hipóteses de encontrar outras civilizações inteligentes no Universo e a falta de evidências que as comprove.

De acordo com um estudo disponibilizado recentemente no portal arXiv.org, três cientistas da Universidade norte-americana da Pensilvânia criaram um modelo para avaliar quanto trabalho foi realizado até agora para encontrar vida alienígena no Universo.

A pesquisa se debruçou em particular sobre os esforços produzidos no projeto Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). Segundo os cientistas, a parte do espaço estudada pelo SETI é pequena demais para se tirar qualquer conclusão.

“Pode haver sinais de rádio bem claros e óbvios no céu, mas nós não os conheceríamos porque a nossa capacidade de procura é muito baixa no momento”, sustentaram.

Para esclarecer a situação, os cientistas desenvolveram uma metáfora sobre um “palheiro cósmico multidimensional”, no qual, consideram, o SETI procura “agulhas alienígenas”.

Nesse sentido, os astrofísicos comparam o volume de espaço estudado ao volume de uma banheira comparativamente a todos os oceanos do mundo. Exemplificam ainda que é como estudar a ausência de animais marinhos com base num copo de água. Além disso, asseguram, existem diferentes tipos de “agulhas” para se procurar.

Continuando com a linguagem metafórica, os cientistas consideram necessário reavaliar por completo o “palheiro”, de forma a confirmar que não há “agulhas”. Para os cientistas, é necessário encontrar pelo menos uma prova sólida o suficiente que prove a existência de vida extraterrestre.

O paradoxo de Fermi

O paradoxo de Fermi é utilizado descrever as enormes discrepâncias entre as estimativas otimistas da probabilidade de existirem civilizações extraterrestres e a falta de evidências da existência dessas mesmas civilizações.

Se o Universo é um espaço vasto e cheio de planetas potencialmente habitáveis, então onde estão todos os alienígenas? – essa é a grande questão do paradoxo.

Diversas teorias já tentaram explicar a ausência de sinais de vida extraterrestre – desde a ideia de que podem estar hibernando até às explosões de raios gama, passando pela ideia de que os extraterrestres já morreram ou estão submersos nos seus planetas aquáticos.

Até então, não foi encontrada nenhuma outra forma de vida no Universo. Foi esse fato que levou o astrofísico italiano Enrico Fermi a questionar em 1950 onde estariam todos os seres alienígenas. A teoria, conhecida como Paradoxo de Fermi, ainda não tem solução, afirmando-se cada vez mais como um mistério da ciência.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que piada. Simplesmente eles não podem aparecer. O sr humano não está preparado para isto. Não consegue gerenciar nem mesmo seu universo emocional, que dirá lidar com isso. Além do mais existe a Primeira Diretriz que diz que os seres não podem interferir no plano terrestre sem motivo palpável ou a pedido dos humanos.

  2. Numa existência de bilhões de anos a tantos anos-luz de distantes galáxias e neste pequenino planeta Terra com espécies que ainda estamos descobrindo… seria pura ignorância e imbecilidade aceitar idéias e probabilidades em supor que somos solitários neste Universo sem limites onde Quem o criou também em Sua Majestosa e Utópica vontade de ter em Sua Natureza, apenas os seres vivos que estão presentes neste nosso planeta. A ciência ou a razão humana tenta por vezes descrever o que já está descoberto, compreendido… mas, por alguns, esquecido que o próprio Criador não nasceu neste planeta… ou seja, Ele está no Universo, no espaço… extraterrestre… O Criador é extraterrestre… é energia… é a Natureza… é a imensidão infinita e desconhecida.

  3. Numa existência de bilhões de anos a tantos anos-luz de distantes galáxias e neste pequenino planeta Terra com espécies que ainda estamos descobrindo… seria pura ignorância e imbecilidade aceitar idéias e probabilidades em supor que somos solitários neste Universo sem limites onde Quem o criou também em Sua Majestosa e Utópica vontade de ter em Sua Natureza, apenas os seres vivos que estão presentes neste nosso planeta. A ciência ou a razão humana tenta por vezes descrever o que já está descoberto, compreendido… mas, por alguns, esquecido que o próprio Criador não nasceu neste planeta… ou seja, Ele está no Universo, no espaço… extraterrestre… O Criador é extraterrestre… é energia… é a Natureza… é a imensidão infinita e desconhecida.

  4. Não reconheceríamos uma forma de vida alienígena nem mesmo se ela estivesse ao alcance de nossos olhos…pq? Simples! A nossa limitação do nosso conhecimento sobre “FORMA DE VIDA” não nos faria percebê-las pelo simples fato de apenas reconhecer como VIDA o que JÁ CONHECEMOS!
    Falam em “planetas com condições habitáveis de vida” mas, e se o próprio conceito de vida for muito diferente do que temos ciência e hajam “ZILHARES” de possiveis formas de vida a ponto de habitar o que pra nós é inabitável ou transitar por dimensões das quais nossos sentidos no limitam vislumbrar?
    Seriam os nossos 5 sentidos, suficientes para ver tudo que há vivo no universo!?

    NUNCA SABEREMOS!

  5. Pra mim,vida extraterrestre existe, mas o problema é que os cientistas só pensam em procurar formas de vida semelhantes as que conhecemos,e mesmo se realmente existirem, o ser humano não está preparado o suficiente para encontrar com eles, ainda mais porquê o ser humano mal consegue lidar com os problemas aqui do nosso planetinha sem causar confusão ou algum rastro de destruição,quanto mais conversar com uma raça mais avançada de outro mundo.Provavelmente aniquilariam grande parte e mesmo se algum deles restasse,eles morreriam logo depois caso fossem encontrados,os humanos não se preocupam nem com o bem estar de seus próprios conhecidos,quanto mais com um ser extraterrestre.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …