Explicada a estranha ausência de extraterrestres no Universo

Astrofísicos norte-americanos propuseram uma nova abordagem ao Paradoxo de Fermi, que acentua a contradição entre as elevadas hipóteses de encontrar outras civilizações inteligentes no Universo e a falta de evidências que as comprove.

De acordo com um estudo disponibilizado recentemente no portal arXiv.org, três cientistas da Universidade norte-americana da Pensilvânia criaram um modelo para avaliar quanto trabalho foi realizado até agora para encontrar vida alienígena no Universo.

A pesquisa se debruçou em particular sobre os esforços produzidos no projeto Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). Segundo os cientistas, a parte do espaço estudada pelo SETI é pequena demais para se tirar qualquer conclusão.

“Pode haver sinais de rádio bem claros e óbvios no céu, mas nós não os conheceríamos porque a nossa capacidade de procura é muito baixa no momento”, sustentaram.

Para esclarecer a situação, os cientistas desenvolveram uma metáfora sobre um “palheiro cósmico multidimensional”, no qual, consideram, o SETI procura “agulhas alienígenas”.

Nesse sentido, os astrofísicos comparam o volume de espaço estudado ao volume de uma banheira comparativamente a todos os oceanos do mundo. Exemplificam ainda que é como estudar a ausência de animais marinhos com base num copo de água. Além disso, asseguram, existem diferentes tipos de “agulhas” para se procurar.

Continuando com a linguagem metafórica, os cientistas consideram necessário reavaliar por completo o “palheiro”, de forma a confirmar que não há “agulhas”. Para os cientistas, é necessário encontrar pelo menos uma prova sólida o suficiente que prove a existência de vida extraterrestre.

O paradoxo de Fermi

O paradoxo de Fermi é utilizado descrever as enormes discrepâncias entre as estimativas otimistas da probabilidade de existirem civilizações extraterrestres e a falta de evidências da existência dessas mesmas civilizações.

Se o Universo é um espaço vasto e cheio de planetas potencialmente habitáveis, então onde estão todos os alienígenas? – essa é a grande questão do paradoxo.

Diversas teorias já tentaram explicar a ausência de sinais de vida extraterrestre – desde a ideia de que podem estar hibernando até às explosões de raios gama, passando pela ideia de que os extraterrestres já morreram ou estão submersos nos seus planetas aquáticos.

Até então, não foi encontrada nenhuma outra forma de vida no Universo. Foi esse fato que levou o astrofísico italiano Enrico Fermi a questionar em 1950 onde estariam todos os seres alienígenas. A teoria, conhecida como Paradoxo de Fermi, ainda não tem solução, afirmando-se cada vez mais como um mistério da ciência.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que piada. Simplesmente eles não podem aparecer. O sr humano não está preparado para isto. Não consegue gerenciar nem mesmo seu universo emocional, que dirá lidar com isso. Além do mais existe a Primeira Diretriz que diz que os seres não podem interferir no plano terrestre sem motivo palpável ou a pedido dos humanos.

  2. Numa existência de bilhões de anos a tantos anos-luz de distantes galáxias e neste pequenino planeta Terra com espécies que ainda estamos descobrindo… seria pura ignorância e imbecilidade aceitar idéias e probabilidades em supor que somos solitários neste Universo sem limites onde Quem o criou também em Sua Majestosa e Utópica vontade de ter em Sua Natureza, apenas os seres vivos que estão presentes neste nosso planeta. A ciência ou a razão humana tenta por vezes descrever o que já está descoberto, compreendido… mas, por alguns, esquecido que o próprio Criador não nasceu neste planeta… ou seja, Ele está no Universo, no espaço… extraterrestre… O Criador é extraterrestre… é energia… é a Natureza… é a imensidão infinita e desconhecida.

  3. Numa existência de bilhões de anos a tantos anos-luz de distantes galáxias e neste pequenino planeta Terra com espécies que ainda estamos descobrindo… seria pura ignorância e imbecilidade aceitar idéias e probabilidades em supor que somos solitários neste Universo sem limites onde Quem o criou também em Sua Majestosa e Utópica vontade de ter em Sua Natureza, apenas os seres vivos que estão presentes neste nosso planeta. A ciência ou a razão humana tenta por vezes descrever o que já está descoberto, compreendido… mas, por alguns, esquecido que o próprio Criador não nasceu neste planeta… ou seja, Ele está no Universo, no espaço… extraterrestre… O Criador é extraterrestre… é energia… é a Natureza… é a imensidão infinita e desconhecida.

  4. Não reconheceríamos uma forma de vida alienígena nem mesmo se ela estivesse ao alcance de nossos olhos…pq? Simples! A nossa limitação do nosso conhecimento sobre “FORMA DE VIDA” não nos faria percebê-las pelo simples fato de apenas reconhecer como VIDA o que JÁ CONHECEMOS!
    Falam em “planetas com condições habitáveis de vida” mas, e se o próprio conceito de vida for muito diferente do que temos ciência e hajam “ZILHARES” de possiveis formas de vida a ponto de habitar o que pra nós é inabitável ou transitar por dimensões das quais nossos sentidos no limitam vislumbrar?
    Seriam os nossos 5 sentidos, suficientes para ver tudo que há vivo no universo!?

    NUNCA SABEREMOS!

  5. Pra mim,vida extraterrestre existe, mas o problema é que os cientistas só pensam em procurar formas de vida semelhantes as que conhecemos,e mesmo se realmente existirem, o ser humano não está preparado o suficiente para encontrar com eles, ainda mais porquê o ser humano mal consegue lidar com os problemas aqui do nosso planetinha sem causar confusão ou algum rastro de destruição,quanto mais conversar com uma raça mais avançada de outro mundo.Provavelmente aniquilariam grande parte e mesmo se algum deles restasse,eles morreriam logo depois caso fossem encontrados,os humanos não se preocupam nem com o bem estar de seus próprios conhecidos,quanto mais com um ser extraterrestre.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …