Os cães foram avistados em um bairro de Bombaim, na Índia, por moradores que denunciaram a situação às autoridades. A fábrica, que estaria despejando tintas e outros resíduos no rio onde estes animais costumam nadar, já foi fechada.
Segundo o The Guardian, o estranho grupo de pelo menos onze cães azuis foi visto pela primeira vez no dia 11 de agosto, o que levou alguns moradores do bairro indiano a denunciar a situação à Agência de Controle da Poluição do estado de Maharashtra.
Em causa estava uma fábrica que estaria despejando tintas e outros resíduos no rio Kasadi, onde os animais geralmente costumam nadar.
“Foi chocante ver como cães com o pelo branco ficaram completamente azuis”, afirmou Arati Chauhan, responsável pela Associação de Proteção dos Animais de Nova Bombaim, ao Times, citada pelo jornal britânico.
Chauhan compartilhou imagens dos cães no Facebook para denunciar o fato de estes “poluentes da zona industrial de Taloja não só estragarem a qualidade das águas e de serem prejudiciais aos seres humanos, mas também por afetarem os animais”.
Entretanto, as autoridades locais já fecharam a fábrica, porém, Chauhan acredita que a ação apenas resultará na perda de emprego dos muitos indianos que trabalhavam na empresa.
Segundo a responsável, é preciso tomar medidas mais amplas porque esta não seria a única empresa com este tipo de procedimentos. De acordo com dados da organização Watchdog Foundation, existem 977 fábricas de vários setores nesta zona.
// ZAP