O Facebook está enfrentando críticas nesta semana após um analista apontar que as ferramentas de publicidade online da empresa não ofertam números reais para os anunciantes.
Segundo dados do Facebook, o número de usuários que consomem seus anúncios publicitários nos Estados Unidos excede o número de habitantes registrados no último censo nacional do país, informa a Reuters.
As diferenças foram reveladas em um artigo do analista Brian Wieser, da Pivotal Research, publicado no The New York Times.
Segundo Wieser, o gerente de anúncios do Facebook indica que a rede social deve atingir 41 milhões de jovens entre 18 e 24 anos. Mas segundo o último censo do país, o ano passado havia apenas 31 milhões de habitantes nessa faixa etária. As diferenças se estendem também aos usuários entre 25 e 34 anos só nos Estados Unidos.
O Facebook, por sua vez, diz que os números não foram projetados para coincidir com as estimativas de censo, mostrando que os seus números são relatados pelos próprios usuários e incluem os não residentes do país.
Tais estimativas estão baseadas em “comportamentos dos usuários do Facebook, dados demográficos dos usuários, dados de localização dos dispositivos e outros fatores”, disse a empresa através de comunicado.
O Facebook, ao longo do ano passado, mostrou uma série de erros de medição sobre quanto tempo e com qual frequência as pessoas costuma assistir vídeos e ainda leem artigos através do site.
Já no início deste ano, a rede social disse que iria concordar com a auditoria de informações através do Conselho de Rating de Mídia e ainda ofertou novas ferramentas para que comerciantes pudesse avaliar a visibilidade e também o sucesso dos seus anúncios.
Ciberia // Oficina da Net