Assim como qualquer empresa de rede social, o Facebook sempre tem o interesse em aumentar a sua receita de anúncios, e pode ser que o próximo passo da companhia neste sentido seja a inserção de anúncios em mensagens privadas.
De acordo com uma recém descoberta patente registrada pelo Facebook, a empresa estaria desenvolvendo uma nova tecnologia que permitiria a colocação de anúncios dentro das conversas privadas da rede social – tanto pelo app Messenger quanto pelo acesso via browser.
Essa patente, que foi registrada em maio deste ano, não apenas permitiria que anunciantes fizessem propagandas direcionadas dentro de suas conversas privadas, como ainda permitiria o acesso ao conteúdo dessas mensagens como forma de direcionamento de anúncio.
Por exemplo, uma loja de informática poderia direcionar seu anúncio para aparecer sempre que alguém digite a palavra “placa de vídeo” no chat. Assim, sempre que alguém escrevesse “placa de vídeo” em uma conversa privada, uma propaganda daquela loja apareceria no meio da conversa.
Em declaração oficial, um porta-voz do Facebook negou que a empresa esteja trabalhando na introdução de anúncios dentro das conversas privadas de seus usuários, e que o registro de uma patente não é a confirmação de algo que será implementado no futuro.
Nesse ponto ele está certo: as empresas costumam registrar diversas patentes de coisas que nunca são desenvolvidas apenas para evitar que a ideia seja roubada por um concorrente.
Mas um estudo das patentes registradas por uma empresa pode indicar quais os seus caminhos futuros – e, para o Facebook, que desde o escândalo da Cambridge Analytica perder credibilidade e usuários, colocar anúncios nas mensagens privadas pode ser uma possibilidade para continuar crescendo suas receitas.
// CanalTech