Facebook é uma arma no combate à corrupção dos governos

O Facebook tem um papel ainda mais importante do que a imprensa na luta contra a corrupção dos governos nos países em que não há liberdade de imprensa. A conclusão é de um estudo realizado por economistas da Universidade Virginia Tech, nos EUA.

A pesquisa, publicada no Information Economics and Policy, debruçou-se sobre informações relativas a mais de 150 países, do menos corrupto do mundo, a Dinamarca, até ao mais corrupto, a Somália, avaliando variáveis como a economia, o nível de democracia e fatores culturais em comparação com a abrangência do Facebook em cada nação.

As conclusões indicam que “quanto mais o Facebook penetra o uso público, maior é a probabilidade de uma reunião de protesto por corrupção governamental”, aponta a Virginia Tech em um comunicado sobre o estudo.

Os pesquisadores destacam que o Facebook e outras redes sociais têm um papel semelhante à imprensa escrita nos países livres, como “vigilantes” do interesse público, e que têm ainda mais impacto naqueles onde vigoram regimes opressivos.

A maior parte dos conteúdos anti-corrupção publicados no Facebook são criados por usuários e compartilhados individualmente, aumentando assim, sucessivamente a audiência potencial a cada compartilhamento, afiançam os autores da pesquisa.

O Facebook revela-se, deste modo, como uma forma de comunicação muito mais global e com maior capacidade de chegar a um amplo número de pessoas, relativamente aos meios de comunicação tradicionais como os jornais e a televisão.

Além disso, a disseminação da informação por uma rede que teria cerca de dois bilhões de usuários, em todo o planeta, dificulta a censura das ditaduras.

“O papel das redes sociais e da Internet em dar notícias imparciais e independentes, em vários países como China, Rússia e Malásia, tem sido amplamente reconhecido por acadêmicos”, destaca um dos autores do estudo, Sudipta Sarangi, citado no site da Virginia Tech.

“As redes sociais facultam meios baratos e rápidos de compartilhar informação e de alcançar uma audiência maior para organizar protestos públicos contra actividades corruptas de autoridades do governo e políticos”, acrescenta o pesquisador, concluindo que “por isso, não é uma surpresa que governos ditatoriais favoreçam o controle das redes sociais”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …