Santuário de pedra com mil anos representa a criação do mundo

INAH / Arturo Cruz, Terrasat Cartografía

Vista aérea do santuário de Nahualac, no México, que representaria a criação do mundo

Arqueólogos mexicanos desvendaram o mistério em torno de uma estrutura de pedra encontrada na base de um vulcão, pensando se tratar de um santuário que representa a criação do mundo à imagem das lendas mesoamericanas.

O santuário de pedra, conhecido por tetzacualco, foi encontrado em Nahualac, no município mexicano de Amecameca, na base do vulcão Iztaccihuatl. A estrutura foi colocada dentro de uma lagoa para parecer que flutuava, indo ao encontro das lendas mesoamericanas sobre a criação da Terra.

“Alguns mitos mesoamericanos sobre a criação do mundo assinalam que Cipactli (o monstro da terra) flutuava sobre as águas primordiais e que, a partir do seu corpo, se criou o céu e a terra“, destaca o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México em comunicado sobre a pesquisa em torno do achado arqueológico.

A estrutura encontrada em Nahualac ilustraria essa ideia mítica, como uma “representação de um tempo e espaço primogênito”, uma espécie de “modelo miniatura do universo”, destaca o INAH.

O santuário, que se encontra a 3.870 metros acima do nível do mar, foi descoberto no século XVI mas, só agora, graças a novas escavações lideradas pela arqueóloga do INAH, Iris del Rocío Bautista, foi possível descobri-lo com mais detalhe.

Os pesquisadores acreditam que o santuário foi construído por uma civilização mesoamericana ainda não identificada, anterior aos Astecas. Dataria do chamado período Tolteca, situado entre os séculos IX a XIII.

Nas escavações, que prosseguem, os arqueólogos encontraram fragmentos cerâmicos, materiais de lítio, lápides e restos orgânicos que datam do período entre 750 e 1150 depois de Cristo.

Um microcosmos do nosso mundo

Bautista revela que há indícios de que os autores da construção desviaram duas fontes de água para conseguirem criar a lagoa onde se encontra. Um “controle ritual da água” que visava dar forma à lenda da criação do mundo, dando a ideia de que “os montículos de pedra flutuavam sobre o espelho de água que, por sua vez, reflete a passagem circundante”, explica o INAH.

“Os efeitos visuais, além das características dos elementos que compõem o local e da relação que mantêm entre si, fazem supor que Nahualac pode representar um microcosmos que evoca as águas primordiais e o início do tempo-espaço mítico“, destaca.

A utilidade que era dada ao santuário, além do seu papel de representação, não foi ainda desvendada. Mas algumas teorias apontam que havia sacrifícios de crianças no local até por volta do século XVI, como lembra o site Live Science, citando o escritor mexicano Bautista Pomar. O autor alega que o santuário tinha uma estátua de Tlaloc, deus da chuva, e que eram feitos “sacrifícios de crianças inocentes” em sua homenagem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …

A quantidade de nitrogênio emitida pela pecuária já ultrapassou os limites seguros

A quantidade de nitrogênio emitida pela criação de animais para abate é superior ao que o planeta pode aguentar. Cientistas alertam que é necessário diminuir o consumo de carne e laticínios. As principais fontes de nitrogênio …

França vai adotar teste de saliva nos aeroportos para evitar 2ª onda de Covid-19

O governo francês anunciou nesta sexta-feira (10) a implementação de testes a base de saliva em seus aeroportos. A medida, que tem como objetivo evitar uma segunda onda de contaminação pelo coronavírus, visa principalmente os …

De 4.200 anos? Arqueólogos desvendam em Israel 'emoji' mais antigo do mundo

Arqueólogos israelenses encontraram evidências de arte rupestre sem precedentes em dólmens de 4.200 anos. O novo projeto de pesquisa faz parte de um estudo de dólmens (monumentos megalíticos tumulares construídos por humanos) na Alta Galileia e …

Governo remarca Enem para janeiro e fevereiro de 2021

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (08/07) as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiado em razão da epidemia de covid-19. As provas em papel serão aplicadas em 17 …