Santuário de pedra com mil anos representa a criação do mundo

INAH / Arturo Cruz, Terrasat Cartografía

Vista aérea do santuário de Nahualac, no México, que representaria a criação do mundo

Arqueólogos mexicanos desvendaram o mistério em torno de uma estrutura de pedra encontrada na base de um vulcão, pensando se tratar de um santuário que representa a criação do mundo à imagem das lendas mesoamericanas.

O santuário de pedra, conhecido por tetzacualco, foi encontrado em Nahualac, no município mexicano de Amecameca, na base do vulcão Iztaccihuatl. A estrutura foi colocada dentro de uma lagoa para parecer que flutuava, indo ao encontro das lendas mesoamericanas sobre a criação da Terra.

“Alguns mitos mesoamericanos sobre a criação do mundo assinalam que Cipactli (o monstro da terra) flutuava sobre as águas primordiais e que, a partir do seu corpo, se criou o céu e a terra“, destaca o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México em comunicado sobre a pesquisa em torno do achado arqueológico.

A estrutura encontrada em Nahualac ilustraria essa ideia mítica, como uma “representação de um tempo e espaço primogênito”, uma espécie de “modelo miniatura do universo”, destaca o INAH.

O santuário, que se encontra a 3.870 metros acima do nível do mar, foi descoberto no século XVI mas, só agora, graças a novas escavações lideradas pela arqueóloga do INAH, Iris del Rocío Bautista, foi possível descobri-lo com mais detalhe.

Os pesquisadores acreditam que o santuário foi construído por uma civilização mesoamericana ainda não identificada, anterior aos Astecas. Dataria do chamado período Tolteca, situado entre os séculos IX a XIII.

Nas escavações, que prosseguem, os arqueólogos encontraram fragmentos cerâmicos, materiais de lítio, lápides e restos orgânicos que datam do período entre 750 e 1150 depois de Cristo.

Um microcosmos do nosso mundo

Bautista revela que há indícios de que os autores da construção desviaram duas fontes de água para conseguirem criar a lagoa onde se encontra. Um “controle ritual da água” que visava dar forma à lenda da criação do mundo, dando a ideia de que “os montículos de pedra flutuavam sobre o espelho de água que, por sua vez, reflete a passagem circundante”, explica o INAH.

“Os efeitos visuais, além das características dos elementos que compõem o local e da relação que mantêm entre si, fazem supor que Nahualac pode representar um microcosmos que evoca as águas primordiais e o início do tempo-espaço mítico“, destaca.

A utilidade que era dada ao santuário, além do seu papel de representação, não foi ainda desvendada. Mas algumas teorias apontam que havia sacrifícios de crianças no local até por volta do século XVI, como lembra o site Live Science, citando o escritor mexicano Bautista Pomar. O autor alega que o santuário tinha uma estátua de Tlaloc, deus da chuva, e que eram feitos “sacrifícios de crianças inocentes” em sua homenagem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …